O letramento matemático é apontado na BNCC como indispensável para o desenvolvimento de competências e habilidades que favorecem o aprendizado da matemática. No entanto, a proposta do documento normativo está muito distante da realidade presente nas escolas brasileiras, pois os resultados da última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica, em 2021, indicaram defasagem na resolução de questões envolvendo o raciocínio lógico e situações-problema, principalmente dos estudantes que cursam os anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, o objetivo deste trabalho é identificar os desafios e possibilidades do letramento matemático para a aprendizagem dos conteúdos curriculares em matemática nos primeiros anos do ensino fundamental. Dessa forma, será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho documental, tendo por base os documentos normativos da educação nacional relacionados à temática. Para tanto, os instrumentos de coleta adotados serão os sites do Ministério da Educação e do Governo Federal. A análise dos dados será por meio da metodologia Análise Textual Discursiva, que pressupõe a realização em etapas, bem como a organização dos dados em categorias, subcategorias e meta textos para compor o corpus textual, favorecendo assim a compreensão do problema e apontar sugestões de pesquisas futuras para a resolução do problema. Portanto, as pesquisas indicaram que o letramento matemático ainda está em fase inicial e, portanto, há uma disparidade entre o que propõe os documentos normativos e as avaliações nacionais relacionadas ao aprendizado da matemática, deixando assim uma lacuna para pesquisas futuras sobre como promover o letramento matemático nas escolas da rede pública brasileira.