No atual cenário educacional brasileiro, os textos literários são muitas vezes relegados a segundo plano e eliminados do conjunto de ferramentas utilizadas pelos professores em sala de aula, especialmente no ensino de línguas estrangeiras. Muitos professores de língua inglesa, por exemplo, consideram o trabalho com textos literários inacessível, o que contribui para a pouca incidência deste no desenvolvimento das competências de uma nova língua. Este artigo apresenta uma pesquisa de campo de cunho qualitativo acerca do uso de textos literários nas aulas de Língua Inglesa, em escolas públicas no interior da Paraíba, visando investigar questões relacionadas ao uso desses textos no favorecimento do ensino de línguas e das práticas interculturais em sala de aula. O objetivo é investigar a relevância do uso de textos literários para a aprendizagem dos alunos e para o favorecimento de uma educação linguística voltada à interculturalidade. Para tanto, foram feitasreflexões baseadas em estudos que tratam da literatura como metodologia no ensino de línguas
estrangeiras, assim como em estudos voltados para a prática pedagógica no contexto da aprendizagem de línguas estrangeiras em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Além de
articular duas importantes áreas do saber, sendo elas a Literatura e a Linguística, essa pesquisa também busca expor as contradições existentes entre o ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa nas escolas do sertão paraibano, evidenciando, através de um enfoque comparativo, o descaso que assola a disciplina de Língua Inglesa e reduz a sua carga cultural e seu caráter formativo. Em síntese, o presente trabalho baseia-se em referências como Camilo (2015), Santos (2015), Gonçalves (2019), Mota, (2010), Tibério, (2018), Kramsch (2009), Leffa (1988) e Paiva (1996), e destaca o quão profícuo pode ser a inserção de textos literários no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa.