A sociedade contemporânea carece de cidadãos críticos e bem informados que estejam dispostos a transformar a realidade que se apresenta. Nesse contexto, a escola, através da prática docente, pode contribuir de várias formas, uma delas é tentar despertar o senso crítico dos estudantes, através do aprofundamento de diversos temas, por meio da iniciação científica. Entretanto, percebe-se que os professores da educação básica não a utilizam de forma eficiente em sala de aula, como aliada ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o artigo aborda sobre a importância de inserir os alunos da educação básica de nível médio no universo da pesquisa e tem como principal objetivo investigar as contribuições desta na prática dos professores, para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas às variadas áreas de conhecimento. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa, na qual foram analisados textos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNGEB) de 2013 e o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) de 2021. Ademais, foram examinados estudos de Libâneo (1994), Paulo Freire (1996), Pedro Demo (2005), além de outros estudiosos com publicações mais recentes acerca do assunto. O resultado do referido artigo, demonstrou que, embora a pesquisa esteja inserida nas bases legais da educação e seu uso seja defendido amplamente na literatura, salvo algumas exceções, ela ainda não é disseminada na educação básica, satisfatoriamente, sendo, portanto, necessário intensificar essa temática na formação inicial e continuada dos professores.