O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de infantilização no ensino aprendizagem dos alunos da modalidade da educação de jovens, adultos e idosos (EJAI), discorre sobre as metodologias de ensino e das atividades voltadas para a modalidade, sendo essa direcionada para indivíduos que nunca frequentaram ou que por algum motivo foram impossibilitados de frequentar a educação formal. Acerca disso deve se levar em consideração as vivências do cotidiano desses alunos, pois são indivíduos que carregam consigo um grande leque de conhecimentos prévios e não formais. A contribuição e a valorização de suas trajetórias de vida como parte alanceadora de construção de conhecimento é uma das principais características que o planejamento metodológico deve estar voltado. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo realizada através de pesquisa bibliográfica, com viés descritivo e crítico. Os resultados apontam que as mesmas abordagens metodológicas voltadas para o público do ensino regular, não condizem com as necessidades do público da EJAI e prejudicam o processo de ensino, pois tais metodologias não atendem às demandas educacionais desses alunos, gerando assim desinteresse e evasão escolar. Nesse sentido, é preciso salientar que a educação de jovens adultos e idosos deve ser planejada com atividades que englobem seus saberes, condizentes com suas particularidades e que promovam uma aprendizagem significativa.