Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MENINA CIÊNCIA - CIÊNCIA MENINA: INVESTIGANDO AS MOTIVAÇÕES E POTENCIALIDADES DAS MULHERES CIENTISTAS PALESTRANTES.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

São muitos os obstáculos enfrentados pelas mulheres para assumir cargos das áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Elas representam apenas 28,8% dos pesquisadores acadêmicos do mundo. Além disso, algumas profissões ainda são vistas como exclusivamente para homens, o que reduz a busca feminina por graduações e especializações em cursos de ciências exatas, por exemplo. Para ampliar a representatividade feminina na ciência, o projeto Menina Ciência - Ciência Menina (MCCM), da Universidade Federal do ABC, promove encontros e atividades para meninas dos anos finais do ensino fundamental, aproximando-as da ciência e lhes apresentando as trajetórias de mulheres cientistas de sucesso. O projeto é organizado por uma equipe de mulheres cientistas, com o apoio de monitoras da graduação e pós-graduação e palestrantes de diferentes áreas. O papel de ampliar a representatividade feminina nessa área científica reverbera através das atividades do projeto e nas ações das palestrantes, principalmente, já que são colocadas frente a frente com as meninas, contando sobre sua trajetória na ciência, além de suas responsabilidades do contexto familiar. Com esse pressuposto, o objetivo desse trabalho é compreender se o projeto MCCM é capaz de ampliar a representatividade da mulher na área STEM sob a perspectiva das mulheres palestrantes. Sob metodologia qualitativa de análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas remotas com as palestrantes para levantar informações sobre suas vivências, referências e experiências, bem como investigar os desafios da questão de gênero vivenciados por elas no âmbito profissional e a percepção das mesmas sobre o impacto do projeto na vida de futuras profissionais. Os relatos obtidos serão transcritos e interpretados a partir da análise textual discursiva e como resultado, espera-se entender as motivações dessas cientistas para colaborar com o projeto e suas crenças no caráter inovador e incentivador de propostas dessa natureza, além das influências que podem causar nas meninas participantes.

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