São muitos os obstáculos enfrentados pelas mulheres para assumir cargos das áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Elas representam apenas 28,8% dos pesquisadores acadêmicos do mundo. Além disso, algumas profissões ainda são vistas como exclusivamente para homens, o que reduz a busca feminina por graduações e especializações em cursos de ciências exatas, por exemplo. Para ampliar a representatividade feminina na ciência, o projeto Menina Ciência - Ciência Menina (MCCM), da Universidade Federal do ABC, promove encontros e atividades para meninas dos anos finais do ensino fundamental, aproximando-as da ciência e lhes apresentando as trajetórias de mulheres cientistas de sucesso. O projeto é organizado por uma equipe de mulheres cientistas, com o apoio de monitoras da graduação e pós-graduação e palestrantes de diferentes áreas. O papel de ampliar a representatividade feminina nessa área científica reverbera através das atividades do projeto e nas ações das palestrantes, principalmente, já que são colocadas frente a frente com as meninas, contando sobre sua trajetória na ciência, além de suas responsabilidades do contexto familiar. Com esse pressuposto, o objetivo desse trabalho é compreender se o projeto MCCM é capaz de ampliar a representatividade da mulher na área STEM sob a perspectiva das mulheres palestrantes. Sob metodologia qualitativa de análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas remotas com as palestrantes para levantar informações sobre suas vivências, referências e experiências, bem como investigar os desafios da questão de gênero vivenciados por elas no âmbito profissional e a percepção das mesmas sobre o impacto do projeto na vida de futuras profissionais. Os relatos obtidos serão transcritos e interpretados a partir da análise textual discursiva e como resultado, espera-se entender as motivações dessas cientistas para colaborar com o projeto e suas crenças no caráter inovador e incentivador de propostas dessa natureza, além das influências que podem causar nas meninas participantes.