Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMP♀DER [ (AR) ]: DISCURSIVIDADES DE ESTUDANTES DE UM CENTRO DE ENSINO EM PERÍODO INTEGRAL MEDIANTE A METODOLOGIA FEMINISTA COMO EMANCIPAÇÃO FEMININA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa pesquisa tem como delimitação do tema a metodologia feminista e os impactos de uma pesquis(ação), por meio de uma disciplina eletiva que faz parte do componente curricular de livre escolha dos alunos de um centro de ensino em período integral na cidade de Goiânia. O problema de pesquisa: qual o impacto dessa disciplina eletiva na vida dos estudantes participantes? A problematização está alinhada com os trabalhos e competências desenvolvidos acerca dos estudos com a perspectiva do feminismo, da categoria de gênero e com a performance, conceitos essenciais para a resposta desse tema. O objetivo central do trabalho é promover a reflexão a respeito das discursividades da subjetividade dos estudantes em relação a metodologia feminista. Os objetivos específicos são compreender a subjetividade dos participantes por meio das contribuições da disciplina eletiva em três momentos (antes, durante e pós) por meio das entrevistas e rodas de conversas e possibilitar aos estudantes o estudo do movimento do feminismo. A pesquisa será aplicada, qualiquantitativa, hipotética dedutiva. As praxiologias acadêmicas elegidas para discussão situam-se no vasto campo inter/transdisciplinar da Linguística Aplicada Crítica (LAC) por (Moita Lopes, 1996, 2002, 2006), (Austin, 1990), (Penycook, 1998) com ênfase nos estudos feministas por (Butler, 2020). Considera-se enquanto possíveis resultados parciais, a importância de uma perspectiva dos estudos feministas que possibilitem engendrar soluções para as práticas problematizadoras no contexto acadêmico e consequentemente fora dos muros da unidade escolar, com o intuito de refletir e discutir com as participantes sobre a emancipação social/feminina.

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