O Programa de Residência Pedagógica, doravante (PRP), faz parte de política educacional afirmativa, voltada para a formação inicial de professores, oportunizando aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas desenvolverem a profissionalização docente. O objetivo do trabalho é evidenciar as intervenções pedagógicas do PRP para o protagonismo estudantil por meio do aplicativo TIK TOK. A ação protagonista inicia com o (PRP) e seus residentes, estudantes do curso de licenciatura em Educação física UFPE/CAV, optando por uma ação pedagógica ancorada nas sendo Metodologias Ativas (MA) vinculadas às Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s), destinadas a estudantes do Ensino Médio (E.M.) na escola campo de estágio. A partir dessa definição teórico-metodológica, o aplicativo foi escolhido, posto que era o mais utilizado pelos sujeitos, como mídia social que estimula a criação, recriação e o compartilhamento de vídeos curtos. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao (PRP), realizado na Escola Estadual Olívia Carneiro de Carvalho, em Cidade de Deus-PE, considerada de pequeno porte, as intervenções didático-pedagógicas foram ministradas pelos residentes sob a supervisão do preceptor, observado e analisado o desenvolvimento dos estudantes do E.M. na constituição de uso do aplicativo como ferramenta pedagógica, entre os meses de março e maio de 2023. Consideramos que os estudantes do E.M da presente unidade de ensino, são participativos nas práticas inovadoras no ensino, com mídias sociais. Tornando-se protagonistas devido a metodologia desenvolvida, o uso da mídia social colaborou, possibilitando a produção e disseminação de conteúdos, proporcionando protagonismo e autonomia, como criadores, tornando-se co-responsáveis por seu processo de aprendizagem contribuindo para pesquisas e para a propagação do conhecimento em suas mídias sociais.