O ensino médio é a etapa final da educação básica, que deve preparar o estudante para viver de forma crítica e participativa da vida social. Cobrando o que lhe é de direito e cumprindo seus compromissos políticos e sociais. Durante o período de pandemia da covid-19 muitos desafios apresentaram-se em diversos segmentos da sociedade e um dos que mais sentiu com o distanciamento social foi a educação. Frente àquela necessidade várias iniciativas, estratégias e ferramentas foram utilizadas para desenvolver os conteúdos de ensino de forma remota. Esse trabalho teve como objetivo fazer o resgate das concepções prévias sobre a adulteração da gasolina, de um grupo de discentes do ensino médio de uma escola Pública da Paraíba durante o período de afastamento social devido à pandemia da covid-19. A metodologia utilizada a realização de um webnário onde abordou-se questões sobre propriedades de miscibilidade da gasolina e seus componentes, crimes contra o direito do consumidor, poluição, educação, e abordagem desse tema nas salas de aula. Percebeu-se a dificuldade que os estudantes possuem para entender as aplicações dos conceitos de química para explicar fenômenos de miscibilidade da gasolina com álcool e do álcool com a água. Eles até demonstraram conhecimento da presença de álcool na composição da gasolina dos postos de combustível, mas não conseguiam explicar a nível atômico-molecular como a mistura ocorre. Informação sobre percentual de etanol na gasolina de acordo com a legislação vigente, direito à realização de testes de qualidade no posto, e como estes testes podem ser feitos em casa o laboratório da escola, estavam ausentes das discussões dos discentes entrevistados. Concluímos que é necessário e possível contextualizar os conceitos de química além de realizar práticas demonstrativas em realidades de ensino remoto ou EaD aproximando os conteúdos de ensino da realidade e cotidiano dos discentes.