O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial do jogo didático “O que eu sou?” na abordagem de conceitos de Ecologia com estudantes do Ensino Médio. A Ecologia estuda as interações que ocorrem entre os organismos vivos e deles com o ambiente. Ela apresenta vários conceitos significativos que precisam ser abordados com os estudantes, visando o equilíbrio ambiental. O jogo didático pode ser uma alternativa para colaborar na aprendizagem conceitual, pois representa um recurso dinâmico e interativo, cujos alunos podem revisar e aprender de maneira lúdica. A proposta surgiu a partir das experiências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sendo aplicado em turmas do 3° Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, Pombos, Pernambuco. O jogo foi confeccionado pelos pibidianos mediante a utilização de Tecnologias Digitais, através da plataforma Canva. A partir dela houve a produção de cards, a fim de que os estudantes vivenciassem uma revisão sobre conceitos da Ecologia e que possibilitasse o envolvimento de todo o grupo. A turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes, sendo eles responsáveis por escolher uma carta e apresentar a resposta final, decidida em consenso. Caso eles não conseguissem responder, os mediadores explicariam as dúvidas. O vencedor era aquele que acertassem mais perguntas. Durante a aplicação do jogo foi possível perceber a interação dos estudantes através dos momentos de diálogos; discutindo e refletindo sobre as suas respostas. Isso fez com que os conceitos abordados fossem mais entendíveis, permitindo que eles ressignificassem ideias do senso comum. O jogo permitiu a reconstrução de ideias de forma dinâmica, potencializando a aprendizagem dos estudantes. A aplicação de atividades lúdicas no contexto escolar corrobora para o aumento da participação dos alunos, possibilitando maior interação e melhor desempenho no entendimento sobre os conceitos ecológicos.