Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96375
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2265
    "inscrito_id" => 811
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO"
    "resumo" => "RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID811_TB2265_20062023204111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da"
    "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96375
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2265
    "inscrito_id" => 811
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA O SURDO"
    "resumo" => "RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID811_TB2265_20062023204111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Adilma Gomes da"
    "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O interesse desta pesquisa é apresentar uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Português Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos dos anos finais do ensino fundamental II. A proposta da Sequência Didática é contribuir com o ensino e aprendizado dos estudantes surdos, quanto à leitura, compreensão, interpretação e escrita desses estudantes. A Sequência Didática tem em sua proposta recursos visuais presentes, os quais auxiliam os estudantes surdos a melhorar a prática de leitura com abordagens no conhecimento vocabular, na análise linguística, na interpretação e compreensão de textos, como também na produção textual. Para tanto, utilizamos um texto do gênero notícia, o qual selecionamos uma reportagem acerca de fake news: Dupla é indiciada por espalhar fake news sobre diretora de escola em Morrinhos, que servirão de suporte para o desenvolvimento das nossas aulas. A notícia consta na página do G1: Por Michel Gomes, g1 Goiás - 28/11/2022 15h46 Atualizado há 5 meses. A proposta é constituída de oito aulas, ministradas durante oito encontros. As aulas seguem a metodologia de sequência didática com o objetivo de contribuir com o aprendizado dos estudantes surdos. Para tanto, nos aportamos nas contribuições Ferreira Brito (2001), Pereira (2011), Stokoe (1960), Dolz e Schneuwly (2004), Zabala (1998), Alves(2020), Geraldi (2016), Machado (2023), Skliar (2013), dentre outros autores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.