O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: CAMINHOS PARA ALÉM DO CURRÍCULO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97604 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 9741 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: CAMINHOS PARA ALÉM DO CURRÍCULO." "resumo" => "O presente artigo busca investigar como a Sociologia escolar tem sido produzida na rede Estadual de Alagoas, ultrapassando os limites do currículo oficial estabelecidos nos documentos normativos, como a BNCC e os livros didáticos. Neste trabalho lançamos um olhar antropológico para a nossa trajetória docente a partir de uma pesquisa autoetnográfica em quatro escolas públicas de Maceió, cujo objetivo central é analisar as múltiplas experiências descritas em nossos diários de campo e apresentar caminhos teórico-metodológicos para compreensão da Sociologia escolar que está sendo construída nesses espaços. Alinhamo-nos à perspectiva do antropólogo Tim Ingold, que argumenta que um dos problemas da educação escolar é a de que ela é isolada da experiência vivida a partir da qual o conhecimento é gerado. Nesse sentido, percebe-se que o currículo da Educação Básica está sendo reinventado na prática escolar pelos sujeitos da ação educativa, e que a Sociologia emergida em sala de aula não se configura apenas como uma transmissão de conceitos feita pelo professor mas como uma extensão de saberes que todos têm. Assim, compreendemos a disciplina não apenas como uma interpretação da realidade social, mas como algo que é afetado pelo “acontecer” da vida dos estudantes, movimento que transforma a nossa prática docente ao abrir uma comunicação específica com os educandos a partir de uma nova relação estabelecida com a teoria das Ciências Sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9741_TB3926_04102023165412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA SILVA ESCANHOELA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "professoramayaraescanhoel" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97604 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3926 "inscrito_id" => 9741 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR: CAMINHOS PARA ALÉM DO CURRÍCULO." "resumo" => "O presente artigo busca investigar como a Sociologia escolar tem sido produzida na rede Estadual de Alagoas, ultrapassando os limites do currículo oficial estabelecidos nos documentos normativos, como a BNCC e os livros didáticos. Neste trabalho lançamos um olhar antropológico para a nossa trajetória docente a partir de uma pesquisa autoetnográfica em quatro escolas públicas de Maceió, cujo objetivo central é analisar as múltiplas experiências descritas em nossos diários de campo e apresentar caminhos teórico-metodológicos para compreensão da Sociologia escolar que está sendo construída nesses espaços. Alinhamo-nos à perspectiva do antropólogo Tim Ingold, que argumenta que um dos problemas da educação escolar é a de que ela é isolada da experiência vivida a partir da qual o conhecimento é gerado. Nesse sentido, percebe-se que o currículo da Educação Básica está sendo reinventado na prática escolar pelos sujeitos da ação educativa, e que a Sociologia emergida em sala de aula não se configura apenas como uma transmissão de conceitos feita pelo professor mas como uma extensão de saberes que todos têm. Assim, compreendemos a disciplina não apenas como uma interpretação da realidade social, mas como algo que é afetado pelo “acontecer” da vida dos estudantes, movimento que transforma a nossa prática docente ao abrir uma comunicação específica com os educandos a partir de uma nova relação estabelecida com a teoria das Ciências Sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9741_TB3926_04102023165412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA SILVA ESCANHOELA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "professoramayaraescanhoel" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }