O processo de alfabetização é fundamental na vida de qualquer indivíduo, pois é por meio dele que se adquirem as habilidades necessárias para a leitura e escrita. Compreendendo a importância da avaliação contínua como um instrumento à disposição do professor a fim de auxiliá-lo em sua prática pedagógica é que o presente trabalho buscou explorar essa temática, destacando as possibilidades e os desafios que a avaliação contínua apresenta dentro de uma turma de alfabetização. O estudo foi fundamentado em uma revisão bibliográfica, que utilizou como referencial teórico-metodológico autores que abordam a avaliação contínua e a alfabetização/letramento (MAGDA SOARES, LUCKESI e HOFFMANN), tomados como referência para a experiência que temos vivenciado no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola localizada no município de Bananeiras/PB. Nela estão sendo realizadas atividades de observação e regência no âmbito do programa residência pedagógica, o qual as autoras fazem parte. Estamos partindo do pressuposto de que as possibilidades da avaliação contínua na alfabetização são diversas, uma vez que permite ao professor acompanhar de forma mais precisa o desenvolvimento dos estudantes, identificar suas dificuldades e adequar as atividades às necessidades individuais de cada um. Como resultados, comprovamos que esta prática apresenta muitos desafios, como a necessidade de um acompanhamento constante dos estudantes, a necessidade de conhecer cada um de forma individualizada, a dificuldade de selecionar as atividades mais adaptadas para as necessidades individuais e trabalho em equipe, envolvendo os pais e outros profissionais da escola.