É incontestável que, no decorrer dos anos, a Tecnologia da Informação (TI) vem se consolidando como uma área indispensável nas nossas vidas, quer seja na forma como nos comunicamos, quer seja na forma como trabalhamos. Na educação, a inserção da tecnologia como instrumento de apoio na relação de ensino e aprendizagem para crianças, jovens e adultos já é uma realidade, e das tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, proporcionando práticas de ensino que ampliam as possibilidades, melhorando e adaptando os modelos, anteriormente, utilizados na forma de ensinar. Diante dessa nova realidade tecnológica, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise dos cenários antes e depois da implantação dos campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA), presente em diversos municípios do estado da Bahia e que tem como base uma educação profissional técnica e tecnológica. Essa pesquisa será realizada utilizando a análise exploratória de dados, catalogando os indicadores utilizados pelo Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil para medir a qualidade da educação no país, assim como, os indicadores utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que retrata a realidade estatística do território brasileiro. Esses conjuntos de dados serão utilizados para o cruzamento desses informações, buscando avaliar o impacto do IFBA, sobre os avanços obtidos, ou não, na qualidade do aprendizado no estado.