Ao viabilizar aos estudantes das licenciatura possibilidades de crescimento profissional, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Pernambuco, concebe teoria e prática como indissociáveis, aproximando o residente à escola com vivências e conhecimentos, possibilitando estudo de teorias inovadoras. O objetivo deste trabalho é analisar a intervenção pedagógica dos residentes em projeto sobre cultura pernambucana em turma de 4º ano do fundamental I localizada no bairro dos Coelhos - Recife., analisando a contribuição da ação no auxílio da escrita e letramento dos alunos. Trata-se de estudo qualitativo, relato de experiência, com análise de relatos elaborados pelos residentes e pelos estudantes, e das sequências didáticas realizadas. Parte de vivências durante o período de regências de março a maio de 2023, referente ao projeto desenvolvido no campo de estágio acerca da temática da Cultura Pernambucana, partindo do pressuposto de que as crianças convivem com elementos culturais no seu dia-a-dia em diversas situações, nas ruas, em seu vocabulário ou na culinária, mas desconhecem suas origens e significados, a temática foi utilizada na elaboração de atividades que servem de auxílio dentro do processo de compreensão e consolidação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e produção textual, os elementos pertencentes da Cultura Pernambucana apresenta-se no letramento. Conclui-se que as intervenções didático-pedagógicas realizadas pelos residentes contribuiu desconstruindo a classificação de “alta cultura” e “baixa cultura”, gerando uma ressignificação de suas percepções a respeito de sua própria cultura, e com relação aos estudantes observou-se que houve um processo de qualificação da escrita através das produções textuais desenvolvidas com os estudantes das unidade de ensino da escola campo de estágio e foi constituída percepção valorativa da cultura e maior significância de identidade e pertencimento ao estado de Pernambuco.