Este artigo discute resultados de Questionários desenvolvidos por quatro alunos da Universidade Estadual da Paraíba, sendo realizado no Pré-Vest, atualmente Pró-Enem da mesma. Buscando entender a dificuldade que os vestibulandos demonstravam ter, desenvolvemos dois questionários, Questionário I e II. Questionário I aborda questões referentes às quatro operações básicas da Matemática, potenciação, equação e inequação; e Questionário II questões sobre radiciação e expressão numérica. Os Questionários contêm três questões e três subquestões. Focaremos na questão dois do Questionário I e na questão um do Questionário II e, a partir delas observarmos os erros cometidos pelos vestibulandos. Além disso, interpretar as respostas das subquestões mencionadas, para termos um melhor entendimento das respostas das questões. Observamos, após análise dos Questionários que, as dificuldades apresentadas pelos vestibulandos nas aulas de conteúdos do Ensino Médio se dão pelo fato dos mesmos não terem compreendido os conteúdos básicos do Ensino Fundamental.