Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE MIKHAIL BAKHTIN

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA, TEORIA DA LINGUAGEM Comunicação Científica (CC) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9533
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE MIKHAIL BAKHTIN"
    "resumo" => "O Grupo CONTAR – Grupo de Estudo em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa da UFRN estuda as interações entre Língua Portuguesa e Matemática voltando-se ao ensino. E tem fundamentado pesquisas e intervenções no ensino das duas áreas citadas com a teoria da Linguagem de Bakhtin. Este trabalho, portanto, objetivou investigar o que tem sido proposto para o ensino de matemática nas dissertações produzidas pelo Grupo CONTAR a partir das referências teóricas de Bakhtin. Para tanto pesquisamos um recorte de três dissertações de integrantes do grupo, que apresentam elaborações referentes à linguagem, língua, linguagem e matemática, dialogismo e gêneros discursivos presentes em propostas de ensino. Como resultados apontamos que esses conceitos têm contribuído para elaborações de metodologias de ensino de Matemática a partir da leitura de gêneros discursivos e da modelagem matemática; e, ainda, para a elaboração de descritores de níveis de proficiência escritora e leitora em matemática, voltados a intervenções didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA, TEORIA DA LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_53_26_idinscrito_1053_34d21c9213294fd0940a297f0c1cf6a1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "anaclaudiaifce@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9533
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 1053
    "titulo" => "PROPOSTAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE MIKHAIL BAKHTIN"
    "resumo" => "O Grupo CONTAR – Grupo de Estudo em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa da UFRN estuda as interações entre Língua Portuguesa e Matemática voltando-se ao ensino. E tem fundamentado pesquisas e intervenções no ensino das duas áreas citadas com a teoria da Linguagem de Bakhtin. Este trabalho, portanto, objetivou investigar o que tem sido proposto para o ensino de matemática nas dissertações produzidas pelo Grupo CONTAR a partir das referências teóricas de Bakhtin. Para tanto pesquisamos um recorte de três dissertações de integrantes do grupo, que apresentam elaborações referentes à linguagem, língua, linguagem e matemática, dialogismo e gêneros discursivos presentes em propostas de ensino. Como resultados apontamos que esses conceitos têm contribuído para elaborações de metodologias de ensino de Matemática a partir da leitura de gêneros discursivos e da modelagem matemática; e, ainda, para a elaboração de descritores de níveis de proficiência escritora e leitora em matemática, voltados a intervenções didáticas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA, TEORIA DA LINGUAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_20_53_26_idinscrito_1053_34d21c9213294fd0940a297f0c1cf6a1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA"
    "autor_email" => "anaclaudiaifce@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O Grupo CONTAR – Grupo de Estudo em Ensino de Matemática e Língua Portuguesa da UFRN estuda as interações entre Língua Portuguesa e Matemática voltando-se ao ensino. E tem fundamentado pesquisas e intervenções no ensino das duas áreas citadas com a teoria da Linguagem de Bakhtin. Este trabalho, portanto, objetivou investigar o que tem sido proposto para o ensino de matemática nas dissertações produzidas pelo Grupo CONTAR a partir das referências teóricas de Bakhtin. Para tanto pesquisamos um recorte de três dissertações de integrantes do grupo, que apresentam elaborações referentes à linguagem, língua, linguagem e matemática, dialogismo e gêneros discursivos presentes em propostas de ensino. Como resultados apontamos que esses conceitos têm contribuído para elaborações de metodologias de ensino de Matemática a partir da leitura de gêneros discursivos e da modelagem matemática; e, ainda, para a elaboração de descritores de níveis de proficiência escritora e leitora em matemática, voltados a intervenções didáticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.