Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

EXPLORANDO APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UMA PROPOSTA A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS

Palavra-chaves: SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Relato de Experiência(RE) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9580
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 873
    "titulo" => "EXPLORANDO APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UMA PROPOSTA A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "Este relato traz algumas propostas didáticas que ocorreram no âmbito de um projeto desenvolvido por uma professora de Matemática da Educação Básica para suas aulas, objetivando auxiliar o entendimento dos alunos no estudo de Semelhança de Triângulos, buscando gerar discussões sobre o assunto e ampliar seus conhecimentos em algumas aplicações práticas. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 21 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de ensino, de Itatuba - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído por quatro etapas. No primeiro momento, realizamos aulas sobre Semelhança de figuras, em seguida definimos Semelhança de Triângulos; No segundo momento, tratamos de mostrar uma aplicação de Semelhança de Triângulos no desenvolvimento do Teorema de Tales; No terceiro momento realizamos aulas sobre os casos de Semelhança de Triângulo no Geogebra e com material concreto. Por fim, no quarto e último momento foram realizadas aplicações deste conteúdo em determinadas situações práticas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_20_09_04_idinscrito_873_1afa8808807020c26daba504eb1ddb70.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE DIAS MARTINS GUERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE DIAS"
    "autor_email" => "emartins.prof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9580
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 219
    "inscrito_id" => 873
    "titulo" => "EXPLORANDO APLICAÇÕES DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: UMA PROPOSTA A PARTIR DE AULAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "Este relato traz algumas propostas didáticas que ocorreram no âmbito de um projeto desenvolvido por uma professora de Matemática da Educação Básica para suas aulas, objetivando auxiliar o entendimento dos alunos no estudo de Semelhança de Triângulos, buscando gerar discussões sobre o assunto e ampliar seus conhecimentos em algumas aplicações práticas. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 21 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de ensino, de Itatuba - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído por quatro etapas. No primeiro momento, realizamos aulas sobre Semelhança de figuras, em seguida definimos Semelhança de Triângulos; No segundo momento, tratamos de mostrar uma aplicação de Semelhança de Triângulos no desenvolvimento do Teorema de Tales; No terceiro momento realizamos aulas sobre os casos de Semelhança de Triângulo no Geogebra e com material concreto. Por fim, no quarto e último momento foram realizadas aplicações deste conteúdo em determinadas situações práticas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_20_09_04_idinscrito_873_1afa8808807020c26daba504eb1ddb70.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE DIAS MARTINS GUERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE DIAS"
    "autor_email" => "emartins.prof@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPÊ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este relato traz algumas propostas didáticas que ocorreram no âmbito de um projeto desenvolvido por uma professora de Matemática da Educação Básica para suas aulas, objetivando auxiliar o entendimento dos alunos no estudo de Semelhança de Triângulos, buscando gerar discussões sobre o assunto e ampliar seus conhecimentos em algumas aplicações práticas. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 21 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de ensino, de Itatuba - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído por quatro etapas. No primeiro momento, realizamos aulas sobre Semelhança de figuras, em seguida definimos Semelhança de Triângulos; No segundo momento, tratamos de mostrar uma aplicação de Semelhança de Triângulos no desenvolvimento do Teorema de Tales; No terceiro momento realizamos aulas sobre os casos de Semelhança de Triângulo no Geogebra e com material concreto. Por fim, no quarto e último momento foram realizadas aplicações deste conteúdo em determinadas situações práticas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.