Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

AULAS DE MATEMÁTICA: QUE FILOSOFIA?

Palavra-chaves: FILOSOFIAS DA MATEMÁTICA, INFLUENCIAS, AULAS DE MATEMÁTICA Comunicação Científica (CC) História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9665
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "AULAS DE MATEMÁTICA: QUE FILOSOFIA?"
    "resumo" => "Esse estudo visa refletir sobre quais Filosofias da Matemática estão presentes nas aulas de matemática, e sobre as influências que estas ainda têm sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina. Dessa forma, trazemos uma reflexão sobre as filosofias da matemática, Absolutistas (Logicismo, Formalismo e Intuicionismo) e as Falibilistas, bem como essas filosofias concebem a matemática, seu ensino e aprendizagem. Estas reflexões foram baseadas em um aporte teórico, na qual deu sustentabilidade ao nosso trabalho.  Como auxílio para as nossas reflexões, fizemos algumas observações das aulas ministradas por um professor de matemática de uma escola particular da cidade de Esperança/PB.  As reflexões geradas a partir do aporte teórico e das observações das aulas nos mostraram que a filosofia absolutista ainda persiste nas aulas de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIAS DA MATEMÁTICA, INFLUENCIAS, AULAS DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_20_01_49_idinscrito_565_9db68ac7833b33639fb45b7e42a90170.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMARA DE FREITAS ELEUTÉRIO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIMARA FREITAS"
    "autor_email" => "lucimara_matematica@yahoo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9665
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 127
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "AULAS DE MATEMÁTICA: QUE FILOSOFIA?"
    "resumo" => "Esse estudo visa refletir sobre quais Filosofias da Matemática estão presentes nas aulas de matemática, e sobre as influências que estas ainda têm sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina. Dessa forma, trazemos uma reflexão sobre as filosofias da matemática, Absolutistas (Logicismo, Formalismo e Intuicionismo) e as Falibilistas, bem como essas filosofias concebem a matemática, seu ensino e aprendizagem. Estas reflexões foram baseadas em um aporte teórico, na qual deu sustentabilidade ao nosso trabalho.  Como auxílio para as nossas reflexões, fizemos algumas observações das aulas ministradas por um professor de matemática de uma escola particular da cidade de Esperança/PB.  As reflexões geradas a partir do aporte teórico e das observações das aulas nos mostraram que a filosofia absolutista ainda persiste nas aulas de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "FILOSOFIAS DA MATEMÁTICA, INFLUENCIAS, AULAS DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_20_10_2014_20_01_49_idinscrito_565_9db68ac7833b33639fb45b7e42a90170.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMARA DE FREITAS ELEUTÉRIO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIMARA FREITAS"
    "autor_email" => "lucimara_matematica@yahoo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Esse estudo visa refletir sobre quais Filosofias da Matemática estão presentes nas aulas de matemática, e sobre as influências que estas ainda têm sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina. Dessa forma, trazemos uma reflexão sobre as filosofias da matemática, Absolutistas (Logicismo, Formalismo e Intuicionismo) e as Falibilistas, bem como essas filosofias concebem a matemática, seu ensino e aprendizagem. Estas reflexões foram baseadas em um aporte teórico, na qual deu sustentabilidade ao nosso trabalho. Como auxílio para as nossas reflexões, fizemos algumas observações das aulas ministradas por um professor de matemática de uma escola particular da cidade de Esperança/PB. As reflexões geradas a partir do aporte teórico e das observações das aulas nos mostraram que a filosofia absolutista ainda persiste nas aulas de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.