A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Pesquisa I, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras-PB. As investigações realizadas propõem abordar sobre a pesquisa cientifica, a qual segundo Barros e Lehfeld (1990), é definida como o produto de uma investigação e o objetivo é solucionar problemas e dúvidas através de métodos e procedimentos científicos. O objetivo é investigar os mecanismos que conduzem o desenvolvimento da pesquisa científica e sua relevância na construção do conhecimento. Metodologicamente consiste em pesquisa bibliográfica, essa que para Prodanov e Freitas (2013), é elaborada através de matérias que já foram publicados, como livros, revistas, publicações em periódicos e artigos científicos, jornais, monografias, dissertações, teses, material cartográfico, internet, objetivando que o pesquisador tenha contato direto com matérias sobre o assunto da pesquisa que já foram escritos, verificando a veracidade dos dados encontrados e observando atentamente as incoerências ou contradições que possam surgir nas obras. É desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. A pesquisa é teoricamente amparada na perspectiva de autores/as como Bridi (2004), Signorini (2006), Matos (2002), entre outros/as. A partir dos pensamentos dos autores/as estudados, constatou-se que a pesquisa cientifica pode ser conduzida por diferentes metodologias, uma vez que, o desenvolvimento da pesquisa cientifica é caracterizado e implementado de acordo com as intenções do pesquisador/a em relação ao objeto estudado. Assim, foi observado que a curiosidade epistêmica precisa ser instigada, pois, contribuirá para melhorar as práticas dos/as docentes e a formação de futuros pesquisadores/as, possibilitando a compreensão dos mecanismos que envolvem o movimento de re(construção) de saberes através da pesquisa científica, a qual os pesquisadores/as, sejam, educadores/as ou educandos/as, a partir de suas inquietações, busquem por saberes sistematizados, o que contribuirá para a melhoria de seus processos de ensino-aprendizagem.