A percepção ambiental pode ser influenciada por diversos fatores, dentre eles, podemos citar o ambiente escolar. Este trabalho buscou analisar a percepção ambiental de estudantes do 6º ao 9º ano acerca da Mata Atlântica em duas escolas no município de Buenos Aires – PE, considerando a influência do ambiente escolar, nos recortes temporais presente e futuro. Os alunos responderam um questionário e a partir de frases de estímulo realizaram uma redação, e dois desenhos, um sobre como percebem a Mata Atlântica no presente e outro sobre ela no tempo futuro. Os dados foram categorizados e analisados através do teste de Kruskal-Wallis. O total de 429 alunos participaram do estudo. A série do 6º ano, mostrou-se diferente significativamente na categoria biótico em relação a todas as outras séries, apresentando maior média de elementos. Todavia, esperava-se isso do 7º ano, já que está possuiu a maior quantidade de participantes e por essa série ter visto conteúdos como os biomas brasileiros em sala de aula. No recorte de espaço temporal houve uma diminuição dos elementos. Entretanto, não representaram a categoria degradação em maior quantidade no tempo futuro, mas sim uma ação direta do ser humano na transformação negativa do ambiente, o qual passou a ter uma quantidade menor de elementos bióticos. Dessa maneira, nota-se que os alunos percebem que as mudanças ambientais na Mata Atlântica tendem a piorar no futuro.