A discriminação racial é uma realidade que permeia a sociedade brasileira e afeta a forma como as crianças são educadas. A escola, como um espaço formador das identidades raciais deve desempenhar um papel crítico na promoção de práticas antirracistas. Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho apresenta a literatura infantil afro-brasileira como uma ferramenta de construção de estratégias pedagógicas antirracistas voltadas para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Na perspectiva adotada nesse estudo, entende-se que a melhor forma de denunciar o racismo vivido na sociedade brasileira e que atinge todas as esferas da vida social e, em especial, o ambiente escolar é perceber que o racismo é parte indissociável da modernidade capitalista, cujo processo de desenvolvimento pode ser historicamente marcado pela colonização e pelo colonialismo. Como resultado desse processo tivemos durante muito tempo uma abordagem da literatura infantil que reproduzia valores e opressões que escondiam ou secundarizavam as práticas culturais e a história dos povos africanos e afro-brasileiros. Desse modo, compreende-se que uma das formas de enfrentamento dessa realidade é ressignificar a literatura infantil para os estudantes e um dos caminhos é o uso da literatura afro-brasileira que abordam as relações étnico-raciais, que destacam e valoriza a cultura e a identidade negra. Esse material será apresentado e discutidos com professores para que gere um conjunto de estratégias para uso em sala de aula. Cabe ressaltar que esse estudo faz parte de uma pesquisa de Mestrado e pretende transformar toda a experiência da interação com os professores em um e-book que será disponibilizado gratuitamente para docentes e estudantes.