Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID COMO ENCEJO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97147
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3307
    "inscrito_id" => 16293
    "titulo" => "O PIBID COMO ENCEJO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA-PB"
    "resumo" => "RESUMO Para os futuros docentes, que estão em formação inicial, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propicia uma aproximação entre o contexto escolar e a universidade. Dessa maneira, temos como objetivo analisar a contribuição das intervenções pedagógicas realizadas nas turmas das séries do 1° e 2° ano do Ensino Médio nas aulas de Geografia, realizadas pelos estudantes bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus III/Guarabira-PB, membros do subprojeto do PIBID/FAPESq, realizado na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, na cidade de Araçagi-PB. A presente pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de tipologia descritivo-explicativa. Como resultado, é relevante ressaltar que o PIBID/FAPESq está contribuindo com a formação docente em Geografia, no qual as intervenções têm proporcionado uma formação mais sólida, unindo teoria e prática. Confeccionamos recursos didáticos, como: maquetes, roleta inclusiva, quebra-cabeça, jogo da memória, mapas táteis, que aproximam os alunos de uma concepção mais significativa dos conhecimentos geográficos. Portanto, o PIBID ressignifica a identidade dos graduandos, fortalecendo os cursos de licenciatura, sobretudo diante dos desafios da profissionalização dos professores, na qual as práticas pedagógicas desempenhadas possibilitam uma ampla experiência da vivência escolar no chão da sala de aula, no qual o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira múltipla, entre nossos pares: estudantes/professor supervisor/estudantes de graduação, de igual modo que cria novas formas de ensinar e aprender, no qual o saber/fazer professor ganha novo sentido, pois antes de realizarmos as intervenções observamos a prática docente desenvolvida na escola, procuramos planejar e executar ações singulares para o público específico da pesquisa, além de construirmos laços entre os docentes e discentes, de escuta e de ação pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65818e41e526c_19122023093617.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:36:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLSON DAVID DIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLSON"
    "autor_email" => "welsondias14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97147
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3307
    "inscrito_id" => 16293
    "titulo" => "O PIBID COMO ENCEJO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS III/GUARABIRA-PB"
    "resumo" => "RESUMO Para os futuros docentes, que estão em formação inicial, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propicia uma aproximação entre o contexto escolar e a universidade. Dessa maneira, temos como objetivo analisar a contribuição das intervenções pedagógicas realizadas nas turmas das séries do 1° e 2° ano do Ensino Médio nas aulas de Geografia, realizadas pelos estudantes bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus III/Guarabira-PB, membros do subprojeto do PIBID/FAPESq, realizado na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, na cidade de Araçagi-PB. A presente pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de tipologia descritivo-explicativa. Como resultado, é relevante ressaltar que o PIBID/FAPESq está contribuindo com a formação docente em Geografia, no qual as intervenções têm proporcionado uma formação mais sólida, unindo teoria e prática. Confeccionamos recursos didáticos, como: maquetes, roleta inclusiva, quebra-cabeça, jogo da memória, mapas táteis, que aproximam os alunos de uma concepção mais significativa dos conhecimentos geográficos. Portanto, o PIBID ressignifica a identidade dos graduandos, fortalecendo os cursos de licenciatura, sobretudo diante dos desafios da profissionalização dos professores, na qual as práticas pedagógicas desempenhadas possibilitam uma ampla experiência da vivência escolar no chão da sala de aula, no qual o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira múltipla, entre nossos pares: estudantes/professor supervisor/estudantes de graduação, de igual modo que cria novas formas de ensinar e aprender, no qual o saber/fazer professor ganha novo sentido, pois antes de realizarmos as intervenções observamos a prática docente desenvolvida na escola, procuramos planejar e executar ações singulares para o público específico da pesquisa, além de construirmos laços entre os docentes e discentes, de escuta e de ação pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65818e41e526c_19122023093617.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 09:36:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLSON DAVID DIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "WELLSON"
    "autor_email" => "welsondias14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO Para os futuros docentes, que estão em formação inicial, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propicia uma aproximação entre o contexto escolar e a universidade. Dessa maneira, temos como objetivo analisar a contribuição das intervenções pedagógicas realizadas nas turmas das séries do 1° e 2° ano do Ensino Médio nas aulas de Geografia, realizadas pelos estudantes bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus III/Guarabira-PB, membros do subprojeto do PIBID/FAPESq, realizado na Escola Cidadã Integral Francisco Pessoa de Brito, na cidade de Araçagi-PB. A presente pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de tipologia descritivo-explicativa. Como resultado, é relevante ressaltar que o PIBID/FAPESq está contribuindo com a formação docente em Geografia, no qual as intervenções têm proporcionado uma formação mais sólida, unindo teoria e prática. Confeccionamos recursos didáticos, como: maquetes, roleta inclusiva, quebra-cabeça, jogo da memória, mapas táteis, que aproximam os alunos de uma concepção mais significativa dos conhecimentos geográficos. Portanto, o PIBID ressignifica a identidade dos graduandos, fortalecendo os cursos de licenciatura, sobretudo diante dos desafios da profissionalização dos professores, na qual as práticas pedagógicas desempenhadas possibilitam uma ampla experiência da vivência escolar no chão da sala de aula, no qual o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira múltipla, entre nossos pares: estudantes/professor supervisor/estudantes de graduação, de igual modo que cria novas formas de ensinar e aprender, no qual o saber/fazer professor ganha novo sentido, pois antes de realizarmos as intervenções observamos a prática docente desenvolvida na escola, procuramos planejar e executar ações singulares para o público específico da pesquisa, além de construirmos laços entre os docentes e discentes, de escuta e de ação pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.