Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOVENS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95832
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 10635
    "titulo" => "JOVENS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de narrativas autobiográficas de jovens com deficiência na escola. Como objetivo principal propomos discutir a dificuldade de laço social e de pertencimento ao lugar de estudante para jovens com deficiência, já que estes têm suas próprias juventudes questionadas. Como metodologia utilizamos narrativas autobiográficas de cenas vividas por estudantes e professora de Atendimento Educacional Especializado na construção desse lugar de estudante na complexa teia de relações escolares. A diversidade de corpos que poderia ser potencializada na escola, raramente é bem vista, podendo ser invisibilizada ou ridicularizada. Perspectivar as juventudes em corpos atípicos que são interseccionados pelos tensionamentos de se produzir estudante, em relação com pares jovens, pode ser um grande desafio que a escola, que se diz inclusiva, precisa tomar para si, todavia ainda pouco o faz. Como resultado, vemos ainda imperar a solidão e o capacitismo, mas também, percebemos que a escola, forjada em ambivalências, pode ser o espaço em que se produzem, amizades sólidas, permanências e sucesso escolar. As principais referências para discutir estudos da deficiência são: Diniz (2007), Gesser (2019), Oliver (2008) e Kittay (2011), já para nos ajudar a compreender as juventudes, dialogamos com Mannheim (1993), Feixa (2016), Margulis e Urresti (2000) e Groppo (2017)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10635_TB1555_03052023203054.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE DA SILVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Elisabete da Si"
    "autor_email" => "btsilveira@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95832
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1555
    "inscrito_id" => 10635
    "titulo" => "JOVENS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de narrativas autobiográficas de jovens com deficiência na escola. Como objetivo principal propomos discutir a dificuldade de laço social e de pertencimento ao lugar de estudante para jovens com deficiência, já que estes têm suas próprias juventudes questionadas. Como metodologia utilizamos narrativas autobiográficas de cenas vividas por estudantes e professora de Atendimento Educacional Especializado na construção desse lugar de estudante na complexa teia de relações escolares. A diversidade de corpos que poderia ser potencializada na escola, raramente é bem vista, podendo ser invisibilizada ou ridicularizada. Perspectivar as juventudes em corpos atípicos que são interseccionados pelos tensionamentos de se produzir estudante, em relação com pares jovens, pode ser um grande desafio que a escola, que se diz inclusiva, precisa tomar para si, todavia ainda pouco o faz. Como resultado, vemos ainda imperar a solidão e o capacitismo, mas também, percebemos que a escola, forjada em ambivalências, pode ser o espaço em que se produzem, amizades sólidas, permanências e sucesso escolar. As principais referências para discutir estudos da deficiência são: Diniz (2007), Gesser (2019), Oliver (2008) e Kittay (2011), já para nos ajudar a compreender as juventudes, dialogamos com Mannheim (1993), Feixa (2016), Margulis e Urresti (2000) e Groppo (2017)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10635_TB1555_03052023203054.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISABETE DA SILVEIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Elisabete da Si"
    "autor_email" => "btsilveira@uft.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho trata de narrativas autobiográficas de jovens com deficiência na escola. Como objetivo principal propomos discutir a dificuldade de laço social e de pertencimento ao lugar de estudante para jovens com deficiência, já que estes têm suas próprias juventudes questionadas. Como metodologia utilizamos narrativas autobiográficas de cenas vividas por estudantes e professora de Atendimento Educacional Especializado na construção desse lugar de estudante na complexa teia de relações escolares. A diversidade de corpos que poderia ser potencializada na escola, raramente é bem vista, podendo ser invisibilizada ou ridicularizada. Perspectivar as juventudes em corpos atípicos que são interseccionados pelos tensionamentos de se produzir estudante, em relação com pares jovens, pode ser um grande desafio que a escola, que se diz inclusiva, precisa tomar para si, todavia ainda pouco o faz. Como resultado, vemos ainda imperar a solidão e o capacitismo, mas também, percebemos que a escola, forjada em ambivalências, pode ser o espaço em que se produzem, amizades sólidas, permanências e sucesso escolar. As principais referências para discutir estudos da deficiência são: Diniz (2007), Gesser (2019), Oliver (2008) e Kittay (2011), já para nos ajudar a compreender as juventudes, dialogamos com Mannheim (1993), Feixa (2016), Margulis e Urresti (2000) e Groppo (2017).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.