A pandemia causada pela infecção viral do Covid-19 modificou a realidade de ensino. A sala de aula, que antes era presencial passou a ser remota. Assim, toda comunidade escolar precisou se adequar a esse contexto. Nesse sentido, este estudo é fruto das reflexões de uma professora em formação inicial, bolsista do subprojeto Residência Pedagógica (RP), referente ao edital n° 01/2020, frente à nova realidade de ensino. Este estudo consiste em um recorte dos resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido no Campus VI (Monteiro/PB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Como instrumento de pesquisa, fez-se necessário uma análise por meio de questionários com os bolsistas e preceptora do subprojeto, a fim de investigar como a Residência Pedagógica se adaptou a essa nova realidade de ensino, analisando quais foram as mudanças que o ensino remoto trouxe. Como amparo às nossas reflexões, tomou-se como base teórica autores como, de Frade (2007), Rojo e Moura (2012), Coscarelli (2016) e Oliveira (2019), que defendem o letramento digital como um dos pilares da formação docente. Assim, esse trabalho se caracteriza como um estudo de caso do tipo exploratório, para compreender e familiarizar a problemática estudada. Com esse trabalho, é possível observar os impactos do Ensino Remoto Emergencial na ação docente, caracterizando a adaptação dos futuros professores no programa Residência pedagógica. Buscou-se uma maior compreensão da temática, sendo feito um levantamento de dados a partir dos resultados obtidos com a aplicação do questionário com alguns bolsistas do programa do curso de Letras português da UEPB do Campus Monteiro-PB e a preceptora. Alguns resultados podem ser apresentados com o desenvolvimento da pesquisa: a possível reinvenção do programa Residência Pedagógica diante da nova realidade de ensino e a necessidade de adaptações pedagógicas, que favoreceram o uso de metodologias ativas, enfrentadas pelos bolsistas.