Essa comunicação científica tem por objetivo anunciar a elaboração de uma proposta didática, utilizando a Caixa Tátil, para realizar representações geométricas como recurso didático para o 5º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, a pesquisa se atentou a ações específicas, quais sejam: Identificou propostas de atividades que compreendem a Geometria voltada para o Ensino Fundamental presentes em livros didáticos e em textos de referência; apresentou as contribuições e possibilidades do uso da Caixa Tátil no ensino das representações geométricas de sólido; analisou e discutiu sobre a Caixa Tátil como metodologia de ensino da Geometria e; compartilhou algumas caixas táteis com a comunidade rio tintense em conjunto com planos de aula. Também distribuiu os planos de aula em domínios de internet. Para desenvolvimento desses objetivos foi adotado uma postura metodológica do tipo básica, qualitativa, explicativa e estudo de caso, com revisão bibliográfica em 16 autores em 17 referências, datados entre 1995 e 1997. A pesquisa analisou dois livros didáticos de 5º ano do Ensino Fundamental e aponta os pontos fortes e fracos da contextualização da obra com a realidade local de Rio Tinto, Mamanguape. A pesquisa relata a entrega de duas caixas táteis elaboradas e compartilha como produzir as caixas táteis através de QR codes que redirecionam a servidor de vídeos na internet. Por fim, a contribuição desse trabalho é dar relevo ao papel da Geometria na formação do Estudante; expondo a importância de se continuar debatendo a temática do uso do Material Concreto como auxílio complementar do ensino de Geometria, em especial, a Caixa Tátil.