LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95427 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O letramento literário tornou-se uma ferramenta de ensino cada vez mais essencial nas escolas e vida das pessoas, por proporcionar conhecimentos apropriados quando se tratar de processos centrados em inúmeras práticas sociais que trazem a escrita e a leitura como pontos primordiais em meio a sociedade em que nos incluímos. Na escola, o ensino do letramento literário não é apenas uma breve condição de ensinar a ler e escrever, e sim, fazer com que os alunos sejam capazes de ler e também realizar a compreensão dos gêneros literários, além de gostar da literatura e suas leituras, proporcionando-os o gostar distinto que encontram na leitura literária e a sua vivência enquanto leitor. O referido trabalho objetiva conhecer a formação do leitor relacionado ao letramento literário em sala de aula. Para tanto, o tema trabalhado na atualidade, é visto como essencial por considerar-se um processo que nos faz apropriarmos de bases literárias fundamentais na busca pela construção de conhecimentos literários na escola. Nesse interim, a sala de aula se constitui como local onde os alunos formarão o seu repertório de leituras, construindo assim sua identidade literária e um ambiente de formação intelectual. O referido trabalho trata-se de um estudo com característica bibliográfica e traz recortes pautados em embasamentos teóricos acerca do objeto de estudo abordado. Esses recortes estão amparados em Silva e Silveira (2011), Paulino e Cosson (2009), Zilberman e Rosing (2009), Proença Filho (2007), Magda Soares (1999, 2000, 2007), Rildo Cosson (2006ª, 2006b), Mariza Lajolo (2000), e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID257_TB1032_24102023114134.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARCO GODINHO" "autor_email" => "marcogodinho74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95427 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA" "resumo" => "O letramento literário tornou-se uma ferramenta de ensino cada vez mais essencial nas escolas e vida das pessoas, por proporcionar conhecimentos apropriados quando se tratar de processos centrados em inúmeras práticas sociais que trazem a escrita e a leitura como pontos primordiais em meio a sociedade em que nos incluímos. Na escola, o ensino do letramento literário não é apenas uma breve condição de ensinar a ler e escrever, e sim, fazer com que os alunos sejam capazes de ler e também realizar a compreensão dos gêneros literários, além de gostar da literatura e suas leituras, proporcionando-os o gostar distinto que encontram na leitura literária e a sua vivência enquanto leitor. O referido trabalho objetiva conhecer a formação do leitor relacionado ao letramento literário em sala de aula. Para tanto, o tema trabalhado na atualidade, é visto como essencial por considerar-se um processo que nos faz apropriarmos de bases literárias fundamentais na busca pela construção de conhecimentos literários na escola. Nesse interim, a sala de aula se constitui como local onde os alunos formarão o seu repertório de leituras, construindo assim sua identidade literária e um ambiente de formação intelectual. O referido trabalho trata-se de um estudo com característica bibliográfica e traz recortes pautados em embasamentos teóricos acerca do objeto de estudo abordado. Esses recortes estão amparados em Silva e Silveira (2011), Paulino e Cosson (2009), Zilberman e Rosing (2009), Proença Filho (2007), Magda Soares (1999, 2000, 2007), Rildo Cosson (2006ª, 2006b), Mariza Lajolo (2000), e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID257_TB1032_24102023114134.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO GODINHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARCO GODINHO" "autor_email" => "marcogodinho74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }