DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL: A CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97815 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4223 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL: A CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo aborda as Diretrizes da Educação Infantil de Rio Largo-AL, no que concerne, especificamente, ao planejamento das práticas pedagógicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças, tendo uma proposta articulada, os documentos oficiais norteadores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular de Alagoas ReCAL (2019). Diante da construção das Diretrizes da Educação Infantil a Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo, por meio da Diretoria de Ensino, promoveu ações formativas que garantiram a construção de saberes pelo corpo docente das escolas da rede, na qual a prática apresenta-se articulada com o planejamento pedagógico, as propostas e as atribuições pedagógicas que consideram o desenvolvimento integral da criança no seu âmbito sociocultural, emocional e cognitivo, rompendo assim, com os modelos sanitarista e assistencialista, a qual anteriormente era associada. Para que a consolidação da prática pedagógica seja fortalecida, requer um olhar sensível e escuta ativa para construção de um planejamento que respeite o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O arcabouço teórico que subsidiou esta proposta está embasado em Hoffmann (2012), Libâneo (2002), Arroyo (2013), Antunes (2012), entre outros. Os resultados evidenciam a relevância dos responsáveis pela execução da proposta pedagógica, pois acionam o campo do refletir sobre tais questões, inerentes à docência na Educação Infantil, ampliando conhecimentos na perspectiva do compreender, do acolher, do educar e do cuidar das crianças, valorizando seus saberes e suas singularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID894_TB4223_10122023124717.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY FERREIRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kellyfsobral@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97815 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4223 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL: A CONTÍNUA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente artigo aborda as Diretrizes da Educação Infantil de Rio Largo-AL, no que concerne, especificamente, ao planejamento das práticas pedagógicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças, tendo uma proposta articulada, os documentos oficiais norteadores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular de Alagoas ReCAL (2019). Diante da construção das Diretrizes da Educação Infantil a Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo, por meio da Diretoria de Ensino, promoveu ações formativas que garantiram a construção de saberes pelo corpo docente das escolas da rede, na qual a prática apresenta-se articulada com o planejamento pedagógico, as propostas e as atribuições pedagógicas que consideram o desenvolvimento integral da criança no seu âmbito sociocultural, emocional e cognitivo, rompendo assim, com os modelos sanitarista e assistencialista, a qual anteriormente era associada. Para que a consolidação da prática pedagógica seja fortalecida, requer um olhar sensível e escuta ativa para construção de um planejamento que respeite o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O arcabouço teórico que subsidiou esta proposta está embasado em Hoffmann (2012), Libâneo (2002), Arroyo (2013), Antunes (2012), entre outros. Os resultados evidenciam a relevância dos responsáveis pela execução da proposta pedagógica, pois acionam o campo do refletir sobre tais questões, inerentes à docência na Educação Infantil, ampliando conhecimentos na perspectiva do compreender, do acolher, do educar e do cuidar das crianças, valorizando seus saberes e suas singularidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID894_TB4223_10122023124717.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY FERREIRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kellyfsobral@hotmail.com" "autor_ies" => "SEMED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }