O presente artigo aborda as Diretrizes da Educação Infantil de Rio Largo-AL, no que concerne, especificamente, ao planejamento das práticas pedagógicas e ao desenvolvimento das aprendizagens das crianças, tendo uma proposta articulada, os documentos oficiais norteadores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Referencial Curricular de Alagoas ReCAL (2019). Diante da construção das Diretrizes da Educação Infantil a Secretaria Municipal de Educação de Rio Largo, por meio da Diretoria de Ensino, promoveu ações formativas que garantiram a construção de saberes pelo corpo docente das escolas da rede, na qual a prática apresenta-se articulada com o planejamento pedagógico, as propostas e as atribuições pedagógicas que consideram o desenvolvimento integral da criança no seu âmbito sociocultural, emocional e cognitivo, rompendo assim, com os modelos sanitarista e assistencialista, a qual anteriormente era associada. Para que a consolidação da prática pedagógica seja fortalecida, requer um olhar sensível e escuta ativa para construção de um planejamento que respeite o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. O arcabouço teórico que subsidiou esta proposta está embasado em Hoffmann (2012), Libâneo (2002), Arroyo (2013), Antunes (2012), entre outros. Os resultados evidenciam a relevância dos responsáveis pela execução da proposta pedagógica, pois acionam o campo do refletir sobre tais questões, inerentes à docência na Educação Infantil, ampliando conhecimentos na perspectiva do compreender, do acolher, do educar e do cuidar das crianças, valorizando seus saberes e suas singularidades.