Esse artigo tem como finalidade demonstrar uma pesquisa de iniciação científica que está em andamento sobre os livros didáticos de história do 1° e 2° anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as temáticas indígenas e afro-brasileira são trabalhadas nos conteúdos dos livros didáticos, especificamente, objetiva-se verificar se os livros didáticos estão contemplando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, observar como imagens, textos, atividades que são direcionadas sobre os povos indígenas e a população negra são tratados/as nos livros didáticos e por fim, identificar o quanto as suas trajetórias de resistência e protagonismo são abordados nos contextos históricos pelos livros didáticos. Essa pesquisa será bibliográfica e documental, a análise de conteúdos será quantitativa e qualitativa e espera-se que nos estudos de Oliveira e Candau (2010), Bittencourt (2004), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros sejam encontrados subsídios, para entendimento de uma educação antirracista que promova reparações, reconhecimentos e valorizações dos povos indígenas e afro-brasileiros, tanto nos livros didáticos que são recursos metodológicos utilizados dentro de sala de aula pelo professor junto aos seus alunos como nas práticas docentes cotidianas.