Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO PARTIR AO FICAR: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES DO IFRN QUE VIVEM EM COMUNIDADES RURAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98498
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5092
    "inscrito_id" => 20442
    "titulo" => "DO PARTIR AO FICAR: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES DO IFRN QUE VIVEM EM COMUNIDADES RURAIS"
    "resumo" => "O presente estudo busca analisar como se configuram os projetos de vida de jovens estudantes do IFRN que residem em comunidades rurais, a partir de suas vivências, interações com o meio em que vivem e marcadores de um imaginário social que visa associar o meio rural a situações de atraso, falta de infraestrutura e de oportunidade, considerando que apenas os que não tiveram condições de migrarem para as áreas urbanas permanecem no campo. Essa visão enfraquece as histórias e o projeto de vida daqueles que decidem permanecer nas áreas rurais, além de desconsiderar as condições objetivas e subjetivas que contribuem para sua permanência. Sob este viés, foram utilizados os conceitos Juventudes, Juventudes Rurais e de Projetos de Vida para conhecer as pluralidades existentes que visam considerar as interseccionalidades e a idealização do que se espera/deseja para realizações futuras. Como percurso metodológico e considerando a perspectiva do construcionismo social, que visa realizar uma obtenção de informações a partir das interações sociais em relação as vivências subjetivas-cotidianas dos jovens rurais, foi solicitado que os participantes realizassem fotografias de acordo com os eixos norteadores “autorretrato”, “onde moro”, “projetos de vida” e “IFRN”, para, posteriormente, serem discutidas em grupos de discussão realizados através de plataformas virtuais de comunicação. Diante disso, os dados obtidos foram analisados a partir das práticas discursivas de modo a considerar atravessamentos sociais que fortalecem os discursos analisados. Assim, depreende-se que o meio rural aparece como local que não atende as exigências acadêmicas para a realização dos planos pessoais, mas que, por desenvolver uma relação de pertencimento, passa a ser considerado como fazendo parte de seus projetos de vida. O IFRN é entendido como uma oportunidade para mudança de vida, devido ao grupo de fatores que apresenta como possibilidades de atividades e de reflexões, estimulando as subjetividades de cada estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20442_TB5092_18112023210224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN MAIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN MAIA"
    "autor_email" => "yasmiinmaia69@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98498
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5092
    "inscrito_id" => 20442
    "titulo" => "DO PARTIR AO FICAR: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES DO IFRN QUE VIVEM EM COMUNIDADES RURAIS"
    "resumo" => "O presente estudo busca analisar como se configuram os projetos de vida de jovens estudantes do IFRN que residem em comunidades rurais, a partir de suas vivências, interações com o meio em que vivem e marcadores de um imaginário social que visa associar o meio rural a situações de atraso, falta de infraestrutura e de oportunidade, considerando que apenas os que não tiveram condições de migrarem para as áreas urbanas permanecem no campo. Essa visão enfraquece as histórias e o projeto de vida daqueles que decidem permanecer nas áreas rurais, além de desconsiderar as condições objetivas e subjetivas que contribuem para sua permanência. Sob este viés, foram utilizados os conceitos Juventudes, Juventudes Rurais e de Projetos de Vida para conhecer as pluralidades existentes que visam considerar as interseccionalidades e a idealização do que se espera/deseja para realizações futuras. Como percurso metodológico e considerando a perspectiva do construcionismo social, que visa realizar uma obtenção de informações a partir das interações sociais em relação as vivências subjetivas-cotidianas dos jovens rurais, foi solicitado que os participantes realizassem fotografias de acordo com os eixos norteadores “autorretrato”, “onde moro”, “projetos de vida” e “IFRN”, para, posteriormente, serem discutidas em grupos de discussão realizados através de plataformas virtuais de comunicação. Diante disso, os dados obtidos foram analisados a partir das práticas discursivas de modo a considerar atravessamentos sociais que fortalecem os discursos analisados. Assim, depreende-se que o meio rural aparece como local que não atende as exigências acadêmicas para a realização dos planos pessoais, mas que, por desenvolver uma relação de pertencimento, passa a ser considerado como fazendo parte de seus projetos de vida. O IFRN é entendido como uma oportunidade para mudança de vida, devido ao grupo de fatores que apresenta como possibilidades de atividades e de reflexões, estimulando as subjetividades de cada estudante."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20442_TB5092_18112023210224.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIN MAIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "YASMIN MAIA"
    "autor_email" => "yasmiinmaia69@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo busca analisar como se configuram os projetos de vida de jovens estudantes do IFRN que residem em comunidades rurais, a partir de suas vivências, interações com o meio em que vivem e marcadores de um imaginário social que visa associar o meio rural a situações de atraso, falta de infraestrutura e de oportunidade, considerando que apenas os que não tiveram condições de migrarem para as áreas urbanas permanecem no campo. Essa visão enfraquece as histórias e o projeto de vida daqueles que decidem permanecer nas áreas rurais, além de desconsiderar as condições objetivas e subjetivas que contribuem para sua permanência. Sob este viés, foram utilizados os conceitos Juventudes, Juventudes Rurais e de Projetos de Vida para conhecer as pluralidades existentes que visam considerar as interseccionalidades e a idealização do que se espera/deseja para realizações futuras. Como percurso metodológico e considerando a perspectiva do construcionismo social, que visa realizar uma obtenção de informações a partir das interações sociais em relação as vivências subjetivas-cotidianas dos jovens rurais, foi solicitado que os participantes realizassem fotografias de acordo com os eixos norteadores “autorretrato”, “onde moro”, “projetos de vida” e “IFRN”, para, posteriormente, serem discutidas em grupos de discussão realizados através de plataformas virtuais de comunicação. Diante disso, os dados obtidos foram analisados a partir das práticas discursivas de modo a considerar atravessamentos sociais que fortalecem os discursos analisados. Assim, depreende-se que o meio rural aparece como local que não atende as exigências acadêmicas para a realização dos planos pessoais, mas que, por desenvolver uma relação de pertencimento, passa a ser considerado como fazendo parte de seus projetos de vida. O IFRN é entendido como uma oportunidade para mudança de vida, devido ao grupo de fatores que apresenta como possibilidades de atividades e de reflexões, estimulando as subjetividades de cada estudante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.