A ficção científica é um gênero da cultura pop, amplamente difundido através de filmes, séries, histórias em quadrinhos e livros, sendo principalmente consumido por jovens. Fundamentada em autores da literatura científica que tratam desta temática como contribuição para uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos, a ficção científica foi utilizada como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento desta pesquisa, aplicada nas aulas de química do ensino médio, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela matéria. Inicialmente, foram feitas analogias entre as tecnologias mencionadas em livros e filmes de ficção científica e as tecnologias atuais, explorando as relações dessas tecnologias com a química e suas contribuições para a sociedade. Em seguida, são estabelecidas conexões entre filmes e séries de ficção científica e os conteúdos da base comum curricular de química do primeiro ano do ensino médio: Tabela periódica, elementos químicos, suas propriedades, compostos químicos. No terceiro momento, os alunos são incentivados a criar uma história em quadrinhos ficcional abordando tecnologia e química, formulando assim sua própria narrativa de ficção científica. A pesquisa foi realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino médio, 1° ano A e 1° ano B. Ela foi conduzida ao longo de sete encontros, com duração de uma aula (45 minutos) cada, desenvolvidos por meio de questionários, quizzes, exposição de slides, cenas de filmes e capítulos de livros e histórias em quadrinhos. Os resultados obtidos na pesquisa foram satisfatórios. Sendo bem aceito pelos alunos envolvidos, o trabalho colaborou com o aumento do conhecimento cultural, o estímulo à criatividade e o aprimoramento do conhecimento científico. Com isso é possível considerar que esse recurso didático-pedagógico contribui no ensino de química com uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos da base curricular comum.