Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMANDO AS TICS EM INSTRUMENTO DESENVOLVEDOR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FORMA DE AUTONOMIA E AUTOCONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95330
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 903
    "inscrito_id" => 2241
    "titulo" => "TRANSFORMANDO AS TICS EM INSTRUMENTO DESENVOLVEDOR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FORMA DE AUTONOMIA E AUTOCONHECIMENTO"
    "resumo" => "Os rins desempenham um papel importante e fundamental à vida. A Doença Renal Crônica (DRC) se tornou um grave problema de saúde, visto que devido à perda de função renal progressiva e irreversível, seu portador necessita de uma alta quantidade de cuidados indispensáveis. Durante a assistência, o cuidado educativo da enfermagem torna-se de grande relevância, auxiliando o portador de DRC. Nesses últimos anos a inovação tecnológica tem ganhado destaque, devido sua acessibilidade e interatividade, e pode ser para o enfermeiro uma grande aliada no processo educativo, ofertando ao paciente autonomia para a tomada de decisão. Desenvolver um aplicativo móvel que auxilie no processo de educação em saúde para pacientes renais crônicos. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, baseada na tecnologia de criação de software, de natureza descritiva e informativa de abordagem instrutiva para criação de um aplicativo móvel. No levantamento bibliográfico foi utilizado como base de dados a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, PubMed e Semantic Scholar. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para as escolhas das informações presentes no app. Com base nas ferramentas de prototipagem foi utilizado o site da Frigma, após apresentação das interfaces propostas. As telas foram finalizadas e o desing intuitivo contextualizada foi concluído. Dessa forma, o uso das tecnologias inovadoras proporcionam transformações no cotidiano, uma vez que, essas tecnologias associadas à educação em saúde fazem emergir o resgate do usuário como cidadão participativo na busca por conhecimento. Portanto, a tecnologia desenvolvedora favorece a assistência de educação e saúde para pacientes renais crônicos, pois elas facilitam o acesso à informação levando conhecimento, proporcionando autonomia necessária para a tomada de decisão. Com essa estratégia, podemos inferir que o usuário adquire conhecimento e se torna apto para realizar escolhas adequadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2241_TB903_13052023213405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINAN MACEDO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "TAINAN MACEDO"
    "autor_email" => "tainanmacedo03@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95330
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 903
    "inscrito_id" => 2241
    "titulo" => "TRANSFORMANDO AS TICS EM INSTRUMENTO DESENVOLVEDOR DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FORMA DE AUTONOMIA E AUTOCONHECIMENTO"
    "resumo" => "Os rins desempenham um papel importante e fundamental à vida. A Doença Renal Crônica (DRC) se tornou um grave problema de saúde, visto que devido à perda de função renal progressiva e irreversível, seu portador necessita de uma alta quantidade de cuidados indispensáveis. Durante a assistência, o cuidado educativo da enfermagem torna-se de grande relevância, auxiliando o portador de DRC. Nesses últimos anos a inovação tecnológica tem ganhado destaque, devido sua acessibilidade e interatividade, e pode ser para o enfermeiro uma grande aliada no processo educativo, ofertando ao paciente autonomia para a tomada de decisão. Desenvolver um aplicativo móvel que auxilie no processo de educação em saúde para pacientes renais crônicos. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, baseada na tecnologia de criação de software, de natureza descritiva e informativa de abordagem instrutiva para criação de um aplicativo móvel. No levantamento bibliográfico foi utilizado como base de dados a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, PubMed e Semantic Scholar. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para as escolhas das informações presentes no app. Com base nas ferramentas de prototipagem foi utilizado o site da Frigma, após apresentação das interfaces propostas. As telas foram finalizadas e o desing intuitivo contextualizada foi concluído. Dessa forma, o uso das tecnologias inovadoras proporcionam transformações no cotidiano, uma vez que, essas tecnologias associadas à educação em saúde fazem emergir o resgate do usuário como cidadão participativo na busca por conhecimento. Portanto, a tecnologia desenvolvedora favorece a assistência de educação e saúde para pacientes renais crônicos, pois elas facilitam o acesso à informação levando conhecimento, proporcionando autonomia necessária para a tomada de decisão. Com essa estratégia, podemos inferir que o usuário adquire conhecimento e se torna apto para realizar escolhas adequadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID2241_TB903_13052023213405.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINAN MACEDO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "TAINAN MACEDO"
    "autor_email" => "tainanmacedo03@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os rins desempenham um papel importante e fundamental à vida. A Doença Renal Crônica (DRC) se tornou um grave problema de saúde, visto que devido à perda de função renal progressiva e irreversível, seu portador necessita de uma alta quantidade de cuidados indispensáveis. Durante a assistência, o cuidado educativo da enfermagem torna-se de grande relevância, auxiliando o portador de DRC. Nesses últimos anos a inovação tecnológica tem ganhado destaque, devido sua acessibilidade e interatividade, e pode ser para o enfermeiro uma grande aliada no processo educativo, ofertando ao paciente autonomia para a tomada de decisão. Desenvolver um aplicativo móvel que auxilie no processo de educação em saúde para pacientes renais crônicos. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, baseada na tecnologia de criação de software, de natureza descritiva e informativa de abordagem instrutiva para criação de um aplicativo móvel. No levantamento bibliográfico foi utilizado como base de dados a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), SciELO, PubMed e Semantic Scholar. A pesquisa bibliográfica foi fundamental para as escolhas das informações presentes no app. Com base nas ferramentas de prototipagem foi utilizado o site da Frigma, após apresentação das interfaces propostas. As telas foram finalizadas e o desing intuitivo contextualizada foi concluído. Dessa forma, o uso das tecnologias inovadoras proporcionam transformações no cotidiano, uma vez que, essas tecnologias associadas à educação em saúde fazem emergir o resgate do usuário como cidadão participativo na busca por conhecimento. Portanto, a tecnologia desenvolvedora favorece a assistência de educação e saúde para pacientes renais crônicos, pois elas facilitam o acesso à informação levando conhecimento, proporcionando autonomia necessária para a tomada de decisão. Com essa estratégia, podemos inferir que o usuário adquire conhecimento e se torna apto para realizar escolhas adequadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.