Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: AUTONOMIA E IMAGINAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101094
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8778
    "inscrito_id" => 25593
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: AUTONOMIA E IMAGINAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das atividades do projeto de extensão intitulado “Oficinas de contação de histórias: promovendo a imaginação infantil e a formação docente”, que está ligado ao Programa de Extensão “Infâncias: olhares para os contextos de brincar, imaginar e aprender para além da escola” vinculado ao Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI/UFRPE). Parte-se de uma perspectiva sociointeracionista para explorar a influência da intervenção docente no desenvolvimento das narrativas orais e da imaginação infantil durante as interações nas atividades de contação de histórias. A Metodologia da Problematização do Arco de Marguerez norteia o desenvolvimento do projeto, permitindo aos participantes vivenciarem diversas etapas: inserção e observação dos contextos educacionais, identificação de situações problemas, estudos teóricos, planejamento de intervenções e aplicação prática. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo do/as estudantes no próprio processo formativo, promovendo autonomia na tomada de decisões e preparando-o/as para suas futuras atuações como docentes. O projeto é acompanhado, semanalmente, pela professora orientadora, e todos os participantes do programa, estudantes bolsistas/voluntário/as, professoras, colaboradores, coordenadoras têm encontros mensais para planejamento/avaliação das atividades conjuntas. Os resultados e análises, que compõem esse artigo, referem-se às vivências das primeiras etapas do projeto, as quais incluem: Inserção no contexto - apresentação do projeto às instituições de Educação Infantil, do entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para discussão e colaboração. Dessa forma, os estudantes iniciaram as observações das práticas de contação de histórias; Estudo teórico – os participantes se envolveram em estudos e pesquisas bibliográficas, analisando atividades de contação de histórias e problematizando as observações realizadas. Dessa forma, foram selecionados alguns episódios de interação entre educadoras e crianças, em situações de contação de histórias, os quais foram discutidos, destacando-se reflexões sobre a intervenção docente para promover a imaginação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25593_TB8778_20112023224219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELOÍSA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Heloísa Souza"
    "autor_email" => "silvadesouzamariaheloisa@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101094
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8778
    "inscrito_id" => 25593
    "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: AUTONOMIA E IMAGINAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das atividades do projeto de extensão intitulado “Oficinas de contação de histórias: promovendo a imaginação infantil e a formação docente”, que está ligado ao Programa de Extensão “Infâncias: olhares para os contextos de brincar, imaginar e aprender para além da escola” vinculado ao Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI/UFRPE). Parte-se de uma perspectiva sociointeracionista para explorar a influência da intervenção docente no desenvolvimento das narrativas orais e da imaginação infantil durante as interações nas atividades de contação de histórias. A Metodologia da Problematização do Arco de Marguerez norteia o desenvolvimento do projeto, permitindo aos participantes vivenciarem diversas etapas: inserção e observação dos contextos educacionais, identificação de situações problemas, estudos teóricos, planejamento de intervenções e aplicação prática. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo do/as estudantes no próprio processo formativo, promovendo autonomia na tomada de decisões e preparando-o/as para suas futuras atuações como docentes. O projeto é acompanhado, semanalmente, pela professora orientadora, e todos os participantes do programa, estudantes bolsistas/voluntário/as, professoras, colaboradores, coordenadoras têm encontros mensais para planejamento/avaliação das atividades conjuntas. Os resultados e análises, que compõem esse artigo, referem-se às vivências das primeiras etapas do projeto, as quais incluem: Inserção no contexto - apresentação do projeto às instituições de Educação Infantil, do entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para discussão e colaboração. Dessa forma, os estudantes iniciaram as observações das práticas de contação de histórias; Estudo teórico – os participantes se envolveram em estudos e pesquisas bibliográficas, analisando atividades de contação de histórias e problematizando as observações realizadas. Dessa forma, foram selecionados alguns episódios de interação entre educadoras e crianças, em situações de contação de histórias, os quais foram discutidos, destacando-se reflexões sobre a intervenção docente para promover a imaginação infantil."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25593_TB8778_20112023224219.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELOÍSA SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Heloísa Souza"
    "autor_email" => "silvadesouzamariaheloisa@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das atividades do projeto de extensão intitulado “Oficinas de contação de histórias: promovendo a imaginação infantil e a formação docente”, que está ligado ao Programa de Extensão “Infâncias: olhares para os contextos de brincar, imaginar e aprender para além da escola” vinculado ao Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância (NINAPI/UFRPE). Parte-se de uma perspectiva sociointeracionista para explorar a influência da intervenção docente no desenvolvimento das narrativas orais e da imaginação infantil durante as interações nas atividades de contação de histórias. A Metodologia da Problematização do Arco de Marguerez norteia o desenvolvimento do projeto, permitindo aos participantes vivenciarem diversas etapas: inserção e observação dos contextos educacionais, identificação de situações problemas, estudos teóricos, planejamento de intervenções e aplicação prática. Esta abordagem incentiva o engajamento ativo do/as estudantes no próprio processo formativo, promovendo autonomia na tomada de decisões e preparando-o/as para suas futuras atuações como docentes. O projeto é acompanhado, semanalmente, pela professora orientadora, e todos os participantes do programa, estudantes bolsistas/voluntário/as, professoras, colaboradores, coordenadoras têm encontros mensais para planejamento/avaliação das atividades conjuntas. Os resultados e análises, que compõem esse artigo, referem-se às vivências das primeiras etapas do projeto, as quais incluem: Inserção no contexto - apresentação do projeto às instituições de Educação Infantil, do entorno da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para discussão e colaboração. Dessa forma, os estudantes iniciaram as observações das práticas de contação de histórias; Estudo teórico – os participantes se envolveram em estudos e pesquisas bibliográficas, analisando atividades de contação de histórias e problematizando as observações realizadas. Dessa forma, foram selecionados alguns episódios de interação entre educadoras e crianças, em situações de contação de histórias, os quais foram discutidos, destacando-se reflexões sobre a intervenção docente para promover a imaginação infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.