Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96986
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3104
    "inscrito_id" => 13412
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO"
    "resumo" => "A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera o fim da pandemia de COVID-19 este ano. Isto é, apesar de a situação de emergência em saúde ter sido declarada por muitos países, inclusive o Brasil, oficialmente, ainda estamos em contexto pandêmico. Quando as aulas presenciais retornaram, em 2022, houve um longo período de adaptação, cada vez que os casos da doença tinham um aumento. Assim, habituamo-nos a oscilações entre ensino presencial, remoto e híbrido que, em muitos contextos, ainda perdura. Mesmo considerando o fim da pandemia oficialmente, sabemos que em muitos contextos, dentre eles o educacional, certas mudanças que ocorreram durante a pandemia continuarão, sejam elas de cuidados e higiene, sejam de (aumento do) uso de tecnologias digitais nas aulas, sejam ainda relativas ao uso de metodologias de ensino híbridas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. Para tal, apresentarei discussões de professoras/res universitárias/os e pesquisadoras/es brasileiras/os de línguas acerca de suas experiências nesse âmbito (WINFIELD; WILL, 2021; BEZERRA, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021; MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA; FERRAZ, 2021; STANKE; FERREIRA, 2022). Em seguida trarei um relato de minha experiência e reflexões sobre esse contexto. Espero que este trabalho possa contribuir somando-se às tantas reflexões que vem ocorrendo em todo o Brasil sobre o que é formar professores de línguas diante de tantos desafios e incertezas, no entanto, apontando possibilidades e perspectivas positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e9b6dfff0_20122023101846.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:18:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA CASTRO"
    "autor_email" => "lucianaparnaiba@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96986
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3104
    "inscrito_id" => 13412
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO (PÓS)-PANDÊMICO"
    "resumo" => "A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera o fim da pandemia de COVID-19 este ano. Isto é, apesar de a situação de emergência em saúde ter sido declarada por muitos países, inclusive o Brasil, oficialmente, ainda estamos em contexto pandêmico. Quando as aulas presenciais retornaram, em 2022, houve um longo período de adaptação, cada vez que os casos da doença tinham um aumento. Assim, habituamo-nos a oscilações entre ensino presencial, remoto e híbrido que, em muitos contextos, ainda perdura. Mesmo considerando o fim da pandemia oficialmente, sabemos que em muitos contextos, dentre eles o educacional, certas mudanças que ocorreram durante a pandemia continuarão, sejam elas de cuidados e higiene, sejam de (aumento do) uso de tecnologias digitais nas aulas, sejam ainda relativas ao uso de metodologias de ensino híbridas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. Para tal, apresentarei discussões de professoras/res universitárias/os e pesquisadoras/es brasileiras/os de línguas acerca de suas experiências nesse âmbito (WINFIELD; WILL, 2021; BEZERRA, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021; MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA; FERRAZ, 2021; STANKE; FERREIRA, 2022). Em seguida trarei um relato de minha experiência e reflexões sobre esse contexto. Espero que este trabalho possa contribuir somando-se às tantas reflexões que vem ocorrendo em todo o Brasil sobre o que é formar professores de línguas diante de tantos desafios e incertezas, no entanto, apontando possibilidades e perspectivas positivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e9b6dfff0_20122023101846.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:18:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA PARNAÍBA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA CASTRO"
    "autor_email" => "lucianaparnaiba@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que espera o fim da pandemia de COVID-19 este ano. Isto é, apesar de a situação de emergência em saúde ter sido declarada por muitos países, inclusive o Brasil, oficialmente, ainda estamos em contexto pandêmico. Quando as aulas presenciais retornaram, em 2022, houve um longo período de adaptação, cada vez que os casos da doença tinham um aumento. Assim, habituamo-nos a oscilações entre ensino presencial, remoto e híbrido que, em muitos contextos, ainda perdura. Mesmo considerando o fim da pandemia oficialmente, sabemos que em muitos contextos, dentre eles o educacional, certas mudanças que ocorreram durante a pandemia continuarão, sejam elas de cuidados e higiene, sejam de (aumento do) uso de tecnologias digitais nas aulas, sejam ainda relativas ao uso de metodologias de ensino híbridas. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação de professores de línguas no contexto (pós)-pandêmico. Para tal, apresentarei discussões de professoras/res universitárias/os e pesquisadoras/es brasileiras/os de línguas acerca de suas experiências nesse âmbito (WINFIELD; WILL, 2021; BEZERRA, 2021; PINHEIRO, 2021; SORTE, 2021; MAYRINK; ALBUQUERQUE-COSTA; FERRAZ, 2021; STANKE; FERREIRA, 2022). Em seguida trarei um relato de minha experiência e reflexões sobre esse contexto. Espero que este trabalho possa contribuir somando-se às tantas reflexões que vem ocorrendo em todo o Brasil sobre o que é formar professores de línguas diante de tantos desafios e incertezas, no entanto, apontando possibilidades e perspectivas positivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.