Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99629
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6556
    "inscrito_id" => 19580
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR"
    "resumo" => "A prática experimental no Ensino Médio Potiguar é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos. É possível notar que existe uma certa resistência por parte dos alunos nas aulas tradicionais e que este já não causa mais interesse na participação desses alunos. As práticas experimentais promovem um maior resultado no processo de ensino/aprendizagem onde é possível contextualizar situação problema por meio de procedimentos práticos, envolvendo os alunos como protagonistas do processo de aprendizado. As aulas de prática experimental é um componente curricular, criado para o Novo Ensino Médio Potiguar para as Escola de Tempo Integral, que veio a somar no sentido de aprofundar os conhecimentos e estreitar a aprendizagem da área de Ciências da natureza. As experiências foram vivenciadas na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório com as turmas de 3° séries, sendo entre elas turmas de cursos técnicos e propedêuticos, auxiliando nas aulas da disciplina de biologia, química e física. Durante as aulas os estudantes tiveram a oportunidade de aplicarem na prática os conteúdos teóricos das aulas, das disciplinas da base comum, atividades presentes na BNCC. As aulas acontecem semanalmente de forma presencial no laboratório de ciências da referida escola. É possível notar nos alunos um desejo de realizar as práticas e atividades propostas e que durante o processo se fazem atentos a realizar as práticas. As atividades práticas ou experimentos visam propiciar aos estudantes situações de investigação e pensamento científico contextualizado, o que faz do processo de ensino e aprendizagem, um momento rico e participativo. Elas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades, estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c5d1e6967_19122023133321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:33:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LIBNA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "deniselibna2@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99629
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6556
    "inscrito_id" => 19580
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR"
    "resumo" => "A prática experimental no Ensino Médio Potiguar é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos. É possível notar que existe uma certa resistência por parte dos alunos nas aulas tradicionais e que este já não causa mais interesse na participação desses alunos. As práticas experimentais promovem um maior resultado no processo de ensino/aprendizagem onde é possível contextualizar situação problema por meio de procedimentos práticos, envolvendo os alunos como protagonistas do processo de aprendizado. As aulas de prática experimental é um componente curricular, criado para o Novo Ensino Médio Potiguar para as Escola de Tempo Integral, que veio a somar no sentido de aprofundar os conhecimentos e estreitar a aprendizagem da área de Ciências da natureza. As experiências foram vivenciadas na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório com as turmas de 3° séries, sendo entre elas turmas de cursos técnicos e propedêuticos, auxiliando nas aulas da disciplina de biologia, química e física. Durante as aulas os estudantes tiveram a oportunidade de aplicarem na prática os conteúdos teóricos das aulas, das disciplinas da base comum, atividades presentes na BNCC. As aulas acontecem semanalmente de forma presencial no laboratório de ciências da referida escola. É possível notar nos alunos um desejo de realizar as práticas e atividades propostas e que durante o processo se fazem atentos a realizar as práticas. As atividades práticas ou experimentos visam propiciar aos estudantes situações de investigação e pensamento científico contextualizado, o que faz do processo de ensino e aprendizagem, um momento rico e participativo. Elas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades, estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c5d1e6967_19122023133321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:33:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE LIBNA"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "deniselibna2@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática experimental no Ensino Médio Potiguar é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos. É possível notar que existe uma certa resistência por parte dos alunos nas aulas tradicionais e que este já não causa mais interesse na participação desses alunos. As práticas experimentais promovem um maior resultado no processo de ensino/aprendizagem onde é possível contextualizar situação problema por meio de procedimentos práticos, envolvendo os alunos como protagonistas do processo de aprendizado. As aulas de prática experimental é um componente curricular, criado para o Novo Ensino Médio Potiguar para as Escola de Tempo Integral, que veio a somar no sentido de aprofundar os conhecimentos e estreitar a aprendizagem da área de Ciências da natureza. As experiências foram vivenciadas na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório com as turmas de 3° séries, sendo entre elas turmas de cursos técnicos e propedêuticos, auxiliando nas aulas da disciplina de biologia, química e física. Durante as aulas os estudantes tiveram a oportunidade de aplicarem na prática os conteúdos teóricos das aulas, das disciplinas da base comum, atividades presentes na BNCC. As aulas acontecem semanalmente de forma presencial no laboratório de ciências da referida escola. É possível notar nos alunos um desejo de realizar as práticas e atividades propostas e que durante o processo se fazem atentos a realizar as práticas. As atividades práticas ou experimentos visam propiciar aos estudantes situações de investigação e pensamento científico contextualizado, o que faz do processo de ensino e aprendizagem, um momento rico e participativo. Elas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas, ampliem a capacidade de resolver problemas, compreender conceitos básicos e desenvolver habilidades, estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.