Este estudo, um recorte do Projeto de pesquisa intitulado ‘Educação ambiental e climática para agentes ambientais comunitários dos núcleos de educação ambiental e climática do município do RJ’, ainda em andamento, foi calcado no conceito de educação ambiental crítica, segundo Guimarães e Layrargues, sendo fruto do convênio entre o Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental/FIOCRUZ e a Secretaria Municipal de Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro. Nele, foi ministrado um curso de qualificação profissional dentro da proposta Freiriana e utilizando-se de atividades lúdicas, baseadas em Lopes. Na primeira aula, com a presença de 47 agentes, foi usada a dinâmica de grupo ‘Teia da Vida’, visando identificar e sistematizar suas percepções iniciais e servir como mola motriz para a discussão do conceito de ambiente. Esta atividade consiste em um jogo de perguntas e respostas em que os participantes interagem entre si. Neste trabalho, a pergunta norteadora foi ‘O que é ambiente para você?’, cujas respostas foram analisadas por meio da técnica de Tematização de Fontoura. Foram elencados sete temas, dos quais cinco continham subtemas. A maioria dos respondentes expressou os temas ‘Preservação’; ‘Totalidade’ e ‘Vida’, presentes, respectivamente, em 28,2%, 22,5% e 16,9% das respostas, demonstrando um entendimento mais ampliado, não se restringindo apenas à percepção naturalista de ambiente. Em contrapartida, 2,8% dos alunos percebem o ambiente dentro do tema ‘Antropocentrismo’ e 14% tiveram suas respostas total ou parcialmente inseridas em ‘Outros’, tema que englobou ideias complementares ao conceito de ambiente e aquelas que não se relacionavam à pergunta. Ante aos resultados encontrados, consideramos que os estudantes possuem percepções e concepções de ambiente em diferentes níveis, confundindo, algumas vezes, o seu conceito com suas características, importância e mesmo com educação ambiental.