Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO QUÍMICA DE FORMA LÚDICA E EXPERIMENTAL: PROPOSTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de química costuma apresentar desafios, especialmente no contexto da educação pública, onde recursos limitados e a falta de infraestrutura podem ser obstáculos. No entanto, a realização de experimentos simples e acessíveis pode superar essas dificuldades, permitindo que os alunos vivenciem conceitos químicos de forma concreta e interativa. Dessa forma, a questão problemática que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi: “como realizar experimentos com essas limitações?” Com base nessa problemática, definiu-se o objetivo geral: “despertar o interesse dos alunos pela disciplina, promovendo uma abordagem prática e dinâmica, que estimule a participação ativa e o aprendizado significativo referente ao conteúdo de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na cidade de Imperatriz-MA”. Neste trabalho, foram escolhidos experimentos de química que abordam os princípios básicos da disciplina de ciência. Esses experimentos foram adaptados para serem realizados com materiais de baixo custo e facilmente obtidos. Os temas explorados incluíram reações químicas, propriedades da matéria, estados físicos, soluções e absorção e bases. A escolha dos experimentos foi baseada na grade curricular escolar e na capacidade de despertar a curiosidade dos alunos. A pesquisa envolveu diferentes abordagens, como pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa-ação e estudo de caso. As etapas incluíram a coleta de informações em fontes bibliográficas, a elaboração de experimentos de acordo com o conteúdo das aulas ministradas, a criação e aplicação de atividades interativas após a aula e a análise combinada dos resultados. Os resultados sugerem que uma aula que aborda a experimentação possivelmente contribuiu para o desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica por parte dos alunos, além de promover uma compreensão mais ampla e integrada da matéria de ciências.

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