O presente trabalho tem por objetivo propor o desenvolvimento da prática de escrita em espanhol a partir do google docs como recurso tecnológico, partindo da abordagem colaborativa. Destrinchando-se em objetivos específicos de i) desenvolver o letramento digital durante o processo de ensino e aprendizagem da escrita em espanhol; ii) estimular a aprendizagem cooperativa por meio da troca de ideias, revisão mútua e correção de erros no processo de escrita; iii) evidenciar a importância da interação social, motivando os participantes a compreender os processos de colaboração e comunicação através da troca de conhecimentos utilizando a ferramenta de escrita virtual do google. A partir dessas motivações, temos a escrita como um dos principais meios de comunicação da humanidade, que permite expressar ideias, argumentos e organizá-los de forma coerente, além disso, é uma forma de preservação cultural, é por meio de escritos deixados pelos nossos antepassados que compreendemos a nossa história. Ao passo que nossa pesquisa se caracteriza por ser de cunho bibliográfico, com uma natureza aplicável, tendo em vista a proposta didática, levamos em consideração uma análise criteriosa de materiais já publicados com embasamento no tema. Para nortear nossas discussões teóricas destacamos: Santos e Silva (2013), com o trabalho intitulado “Escrita Colaborativa: Google docs como mediador da produção escrita em aulas de inglês”, um relato de experiência de uma pesquisa de campo, Oliveira e Goés (2021) com o artigo “O uso do google docs para aprendizagem colaborativa”, nossa pesquisa também será fundamentada no ebook “La red y sus aplicaciones en la enseñanza aprendizaje del español como lengua extranjera”, que aborda sobre os usos das tecnologias no aprendizado do espanhol. Nesse sentido, no decorrer da pesquisa estarão sendo realizadas as seleções das bibliografias mais relevantes dentro da delimitação da temática, a fim de priorizar a aplicabilidade dos métodos propostos nesta pesquisa.