Percebendo o fato de que há uma grande diversidade no ambiente escolar, torna -se notável os desafios enfrentados pela inserção dos alunos nas aulas práticas de Educação Física por causa da religião. A evasão dos alunos pode ser percebida pelos docentes. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi descrever a influência das religiões nas práticas de Educação Física escolar no Brasil relatado na literatura, por meio de um levantamento dos estudos que abordam a temática religião e Educação Física escolar. Nessa perspectiva, o corpus do estudo constituiu-se por artigos e trabalhos de condução de curso publicados nos últimos 10 anos, disponível em texto completo e idioma português. A seleção dos estudos se deu, inicialmente, pelo título, sendo analisados, posteriormente, o resumo e o tipo de pesquisa. Excluiu-se estudos de revisão. Nesse sentido, foram selecionados dez estudos com a temática proposta neste trabalho. A análise foi feita mediante o objetivo, a metodologia e os principais resultados dos estudos selecionados e posteriormente discutidos com a literatura relacionada ao tema. Conclui-se que em algumas circunstâncias a educação religiosa influenciam negativamente nas práticas das aulas de Educação Física, devido a cultura de cada religião. A disciplina deve proporcionar experiências significativas e preparar os alunos para a vida além da escola, independentemente da religião a qual praticam.