A ADOÇÃO DOS SEMINÁRIOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM LICENCIATURAS: AUTONOMIA E PROTAGONISMO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95317 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "A ADOÇÃO DOS SEMINÁRIOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM LICENCIATURAS: AUTONOMIA E PROTAGONISMO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O estudo aborda a utilização dos seminários como estratégia de ensino nas licenciaturas tendo como objetivo geral refletir sobre as contribuições do seminário como recurso pedagógico adotado em licenciaturas ressaltando o protagonismo e a autonomia do aluno do ensino superior. Para atingir tal finalidade a pesquisa adota a abordagem qualitativa, por meio de Pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico elegemos Severino (2017), Veiga (2013), Luckesi (2005) e Freire (1996). Os dados coletados permitiram verificar que o seminário se configura como uma das metodologias ativas que contribuem para que os educandos de licenciaturas do ensino superior desenvolvam o trabalho em equipe, o diálogo, a capacidade de pesquisa, a análise e a síntese, o desenvolvimento da linguagem e da autonomia. Entre as dificuldades identificadas estão o tempo disponível para reuniões de equipe, a responsabilidade de cada membro em assumir as tarefas atribuídas, a superação do medo de falar em público e a adequação do roteiro apresentado à uma estrutura/linguagem acadêmica. A análise permitiu compreender o seminário como uma das alternativas para desenvolver o protagonismo dos alunos do ensino superior, colaborando para formar um perfil de profissional crítico, criativo, autônomo e capaz de conviver com as diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5155_TB888_06102023170610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "luana" "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95317 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 888 "inscrito_id" => 5155 "titulo" => "A ADOÇÃO DOS SEMINÁRIOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM LICENCIATURAS: AUTONOMIA E PROTAGONISMO DO ALUNO DO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O estudo aborda a utilização dos seminários como estratégia de ensino nas licenciaturas tendo como objetivo geral refletir sobre as contribuições do seminário como recurso pedagógico adotado em licenciaturas ressaltando o protagonismo e a autonomia do aluno do ensino superior. Para atingir tal finalidade a pesquisa adota a abordagem qualitativa, por meio de Pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico elegemos Severino (2017), Veiga (2013), Luckesi (2005) e Freire (1996). Os dados coletados permitiram verificar que o seminário se configura como uma das metodologias ativas que contribuem para que os educandos de licenciaturas do ensino superior desenvolvam o trabalho em equipe, o diálogo, a capacidade de pesquisa, a análise e a síntese, o desenvolvimento da linguagem e da autonomia. Entre as dificuldades identificadas estão o tempo disponível para reuniões de equipe, a responsabilidade de cada membro em assumir as tarefas atribuídas, a superação do medo de falar em público e a adequação do roteiro apresentado à uma estrutura/linguagem acadêmica. A análise permitiu compreender o seminário como uma das alternativas para desenvolver o protagonismo dos alunos do ensino superior, colaborando para formar um perfil de profissional crítico, criativo, autônomo e capaz de conviver com as diferenças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5155_TB888_06102023170610.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA COSTA VIANA MONTÃO" "autor_nome_curto" => "luana" "autor_email" => "luanapedagogafisio@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }