O presente artigo analisa o período do isolamento social adotado em decorrência da pandemia da Covid-19, objetivando compreender os possíveis impactos do distanciamento social e do fechamento das instituições escolares no processo de desenvolvimento psicológico das crianças, baseando-se para tal na teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky, que postula a importância das relações sociais para a aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, baseando-se em pesquisas publicadas em livros e artigos que abordam a temática. Os resultados apontam que os modos de vivenciar a pandemia e o período de isolamento foram diferentes entre as crianças, sendo delineados, por exemplo, a partir das configurações familiares, instituições de ensino a qual estavam vinculadas e a infraestrutura das residências, fatores que incidiram diretamente na rotina. Ante o exposto, conclui-se que a escola exerce função importante no processo de desenvolvimento das crianças e o fechamento das instituições, atrelado ao necessário isolamento social, pode ter afetado o processo de desenvolvimento psicológico destas. Dessarte, sendo a escola a instituição que favorece a construção dos processos psicológicos superiores, através da intervenção pedagógica e das interações sociais entre as crianças e destas com docentes, faz-se necessário que neste período pós-pandemia as instituições de ensino proporcionem momentos que estimulem as interações entre os pares.