O presente artigo faz uma abordagem sobre a importância das aulas de campo, em particular para a disciplina de história, a partir da experiência realizada pela escola Paulo Freire em Mossoró-RN. Iniciamos destacando a importância e a utilidade deste tipo de atividade pedagógica para o aprendizado em todas as áreas, não somente na História, pois possibilitam um contato mais direto com o objeto de estudo, como biologia, geologia, ecologia, entre outras áreas. Além disso, elas permitem que os alunos observem a natureza de perto e tirem suas próprias conclusões, além de estimularem a curiosidade e a criatividade. Neste senso, embora necessárias, seu uso na escola pública é limitado pelas dificuldades financeiras, de planejamento e de transporte e tantas outras que destacamos a partir da escola Paulo Freire. Os professores e alunas envolvidos nestas aulas destacam a riqueza do aprendizado e o despertar do interesse pela realidade e pela história da sua cidade. Em pormenores, enfatizamos que um planejamento conjunto da escola, com a integração de todos os professores e da comunidade escolar, poderá fazer com que as aulas de campo não sejam esporádicas, mas se tornem um instrumento constante de integração de alunos, professores e colaboradores que buscam a melhoria da educação.