A disciplina de práticas experimentais é um itinerário formativo que veio contribuir com a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio Potiguar. Essa contribuição está atrelada com a necessidade de superação do ensino pautado apenas nas aulas tradicionais com a exposição dos conteúdos da área de Ciências da Natureza (CN). Diante dos inúmeros trabalhos acadêmicos, nota-se as vantagens, as contribuições e a importância das práticas experimentais no processo de ensino/aprendizagem de Biologia, Química e Física, no entanto, este estudo tem como objetivo apontar as dificuldades encontradas pelos professores ao ministrar a disciplina de práticas experimentais na Escola Estadual Tempo Integral Monsenhor Honório, Pendências/RN. Nesta perspectiva, será baseada nos relatos de experiências vivenciadas pelos mesmos. É preciso salientar que a escola contém um laboratório de Ciências com bastante equipamentos, vidrarias e instrumentos de laboratórios, peças anatômicas e reagentes químicos, sendo considerado um dos melhores entre as escolas estaduais da região do Vale do Açu a qual a escola está inserida. Logo, a primeira dificuldade é a falta de formação dos docentes para saber manipular e elaborar práticas que usem todos esses materiais. A dificuldade de produzir práticas que partem do zero, ou seja, sem um roteiro previamente pronto e testado. O docente tem que também elaborar práticas das outras disciplinas da área de CN sem ser da sua formação. O número de estudantes por turma dificulta as aulas da disciplina, uma vez que os adolescentes são agitados e muitas vezes não obedecem às regras do laboratório. Os horários da disciplina não permitem uma melhor organização para a preparação do espaço e dos materiais e a limpeza e organização do que foi utilizado. Sendo assim, citamos apenas algumas dificuldades encontradas. Apesar disso, os professores seguem se esforçando para que a disciplina contribua diretamente com a aprendizagem da área de CN.