Esta pesquisa trata de uma análise sobre o acompanhamento pedagógico realizado no Instituto Federal de Pernambuco campus Cabo de Santo Agostinho, com os alunos portadores de Deficiência Intelectual. Para além do acesso escolar, o objetivo geral da pesquisa é de analisar as percepções dos Coordenadores do curso e dos alunos sobre os impactos do acompanhamento pedagógico na permanência e êxito estudantil desse público. Os sujeitos da pesquisa fazem parte dos cursos Técnicos e Superiores da instituição. Para tanto, foram entrevistados três coordenadores de curso e três alunos que possuem Deficiência Intelectual. Um aluno do curso Técnico de Hospedagem, uma aluna do curso Técnico de Cozinha e um aluno do curso Superior de Hotelaria. A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizamos a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como instrumento de coleta, aplicamos entrevistas semiestruturadas com os Coordenadores e alunos. Após a análise, concluímos que o acompanhamento pedagógico realizado colaborou de forma significativa para a inclusão e êxito dos alunos com Deficiência Intelectual, pois sem ele os discentes não estavam conseguindo progredir nas disciplinas, se sentindo por vezes desestimulados. Além disso, o acompanhamento serviu como ferramenta de orientação para os docentes, redirecionando a forma de avaliação, como também na adaptação dos conteúdos e na organização das estratégias pedagógicas em sala de aula.