Este trabalho analisa dados da pesquisa “A dimensão subjetiva da vivência escolar na pandemia”, toma como referência a seguinte questão: como o ensino remoto adotado no período da pandemia impactou a organização do trabalho pedagógico de professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Entende-se a organização do trabalho pedagógico como ações que envolvem desde o planejamento às interações desenvolvidas nas aulas, bem como seus resultados mediante as avaliações realizadas. Dessa forma, objetiva-se compreender os impactos do ensino remoto na organização do trabalho pedagógico, analisando as estratégias utilizadas pelos professores para a (re) adequação do ensino e suas implicações para a aprendizagem dos alunos, nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo exploratória. Como procedimentos e instrumentos se utilizou de um questionário contendo questões abertas e fechadas elaboradas através do google forms, enviadas aos colaboradores através de e-mail e WhatsApp. Para esse texto foram analisadas questões referentes as estratégias utilizadas pelos professores e os impactos para os alunos. Os dados analisados apontam que os professores criaram várias estratégias para que os vínculos com a escola fossem mantidos, dentre elas estão reinvenção das práticas, busca de parceria com as famílias, gravação de aulas e vídeos. Quanto aos impactos negativos eles apontam a falta ou dificuldades de contato com os alunos, o planejamento individualizado, o distanciamento com o ambiente da escola, além da evasão escolar. Conclui-se que a pandemia e o ensino remoto alteraram as rotinas escolas e da sala de aula, gerando impactos sobre o trabalho pedagógico desde as decisões do que ensinar e como ensinar, aos usos dos recursos digitais e a forma de acesso para os alunos e professores , que nem sempre eram favoráveis.