Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITEFLIX: LITERATURA E SÉRIE EM DIÁLOGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95280
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 8663
    "titulo" => "LITEFLIX: LITERATURA E SÉRIE EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores sociais, exigindo adaptações e mudanças nos modos de viver o cotidiano. No cenário escolar, especificamente, tornou-se um desafio despertar o interesse dos estudantes pela leitura, sobretudo de obras literárias. (COSSON, 2006; KOCH, 1997). Diante desse contexto, criamos o Liteflix, bate-papo on-line pelo Instagram sobre diálogos possíveis entre produções literárias e séries com o objetivo de aproximar os estudantes do universo literário. Em uma das conversas, abordamos os temas do amor e da posse a partir da análise de semelhanças e diferenças entre os personagens Bentinho, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Joe Goldberg, da série You, disponível na plataforma Netflix. Na transmissão, propomos, em um primeiro momento, uma reflexão acerca do impacto das narrativas ficcionais na vida das pessoas. Em seguida, abordamos aspectos suscitados pelas obras em questão como enredo, narrativa em 1ª pessoa, fluxo de consciência, poder da retórica masculina, estereótipos, influência da figura materna na construção dos personagens, entre outros. Considerando o suporte utilizado - rede social -, destacamos o impacto dessa prática pedagógica, e também de fruição, tendo em vista que, dentre as lives produzidas, essa foi a que mais gerou engajamento, evidenciando a potencialidade de ferramentas virtuais no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8663_TB838_08052023165210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYLIANE GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEYLIANE"
    "autor_email" => "leylianegommes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95280
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 838
    "inscrito_id" => 8663
    "titulo" => "LITEFLIX: LITERATURA E SÉRIE EM DIÁLOGO"
    "resumo" => "A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores sociais, exigindo adaptações e mudanças nos modos de viver o cotidiano. No cenário escolar, especificamente, tornou-se um desafio despertar o interesse dos estudantes pela leitura, sobretudo de obras literárias. (COSSON, 2006; KOCH, 1997). Diante desse contexto, criamos o Liteflix, bate-papo on-line pelo Instagram sobre diálogos possíveis entre produções literárias e séries com o objetivo de aproximar os estudantes do universo literário. Em uma das conversas, abordamos os temas do amor e da posse a partir da análise de semelhanças e diferenças entre os personagens Bentinho, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Joe Goldberg, da série You, disponível na plataforma Netflix. Na transmissão, propomos, em um primeiro momento, uma reflexão acerca do impacto das narrativas ficcionais na vida das pessoas. Em seguida, abordamos aspectos suscitados pelas obras em questão como enredo, narrativa em 1ª pessoa, fluxo de consciência, poder da retórica masculina, estereótipos, influência da figura materna na construção dos personagens, entre outros. Considerando o suporte utilizado - rede social -, destacamos o impacto dessa prática pedagógica, e também de fruição, tendo em vista que, dentre as lives produzidas, essa foi a que mais gerou engajamento, evidenciando a potencialidade de ferramentas virtuais no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8663_TB838_08052023165210.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEYLIANE GOMES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEYLIANE"
    "autor_email" => "leylianegommes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia de Covid-19 afetou todos os setores sociais, exigindo adaptações e mudanças nos modos de viver o cotidiano. No cenário escolar, especificamente, tornou-se um desafio despertar o interesse dos estudantes pela leitura, sobretudo de obras literárias. (COSSON, 2006; KOCH, 1997). Diante desse contexto, criamos o Liteflix, bate-papo on-line pelo Instagram sobre diálogos possíveis entre produções literárias e séries com o objetivo de aproximar os estudantes do universo literário. Em uma das conversas, abordamos os temas do amor e da posse a partir da análise de semelhanças e diferenças entre os personagens Bentinho, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Joe Goldberg, da série You, disponível na plataforma Netflix. Na transmissão, propomos, em um primeiro momento, uma reflexão acerca do impacto das narrativas ficcionais na vida das pessoas. Em seguida, abordamos aspectos suscitados pelas obras em questão como enredo, narrativa em 1ª pessoa, fluxo de consciência, poder da retórica masculina, estereótipos, influência da figura materna na construção dos personagens, entre outros. Considerando o suporte utilizado - rede social -, destacamos o impacto dessa prática pedagógica, e também de fruição, tendo em vista que, dentre as lives produzidas, essa foi a que mais gerou engajamento, evidenciando a potencialidade de ferramentas virtuais no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.