Este estudo é resultado de uma sistematização reflexiva que explicita o elo entre o professor, a pesquisa e o fazer pedagógico no ensino de Matemática, abordando expressivas discussões e produções teóricas relacionadas à temática. Para melhor situar a importância da pesquisa para condução do fazer pedagógico do professor, faz-se necessário pensá-la como elemento estruturante desde o processo de formação até o desenvolvimento dos métodos de ensino nos contextos escolares. É sob esse entendimento que discorremos ao longo do texto, apontando a falta de um trabalho sistemático na formação inicial do professor de Matemática apoiado na investigação, ou seja, no desenvolvimento de pesquisas que sirvam de base para o fazer pedagógico. Nessa perspectiva, observa-se a dificuldade dos licenciandos na elaboração de atividades de caráter investigativo. Uma outra questão é com relação ao aumento significativo de pesquisas na área da Educação Matemática, que a rigor, é ausente de interação entre o que se interroga e o que se acontece na prática, nesse sentido, é preciso cautela no desenvolvimento dessas pesquisas e, como estas podem colaborar, ou não, para mudanças efetivas nas práticas no ensino de Matemática, tendo em vista que as questões que integram esse movimento ainda voltam-se muito para o desempenho do professor em sala de aula, e não para o comportamento assumido por ele diante de suas concepções sobre a disciplina que ensina. Articular a pesquisa ao fazer pedagógico do professor nos parece um caminho promissor para a constituição de uma proposta significativa de aprendizagem não só em Matemática, mas também em outros componentes curriculares. Este elo integrador é de suma importância para suscitar políticas públicas educacionais voltadas para a prática de inovações, posicionamentos interpretativos e mudanças nas ações docentes que reverberem na qualidade do ensino de Matemática.