O presente artigo, busca o objetivo da contextualização da Evasão Escolar na Educação Básica, considerando a pandemia do Covid-19. A partir de 3 problemas de pesquisa: Quais as razões da Evasão Escolar e os seus desafios? Quais as oportunidades de engajamento os Docentes e Instituições tiveram? Como potencializar o conhecimento na Educação Básica, articulando a escola, sociedade e família? A metodologia utilizada é a pesquisa Bibliográfica e Histórica no período de abrangência nos anos de 2019 a 2022. A relevância desse estudo é fruto de um trabalho de Graduação em Pedagogia, na disciplina História da Educação Brasileira da Amazônia, representada pela Universidade Federal do Pará. Dito isto, apresentamos o termo evasão no contexto escolar, que se caracteriza pelo ato de abandono; trancamento de matrícula; não frequentar as aulas; se distanciar do aprendizado por motivos sociais, familiares e psicológicos e as condições desiguais no acesso à escola nos quais são questões importantes para as autoras articular no decorrer deste artigo. Com a conclusão central de que o combate à evasão escolar é ter persistência e compromisso, nas especificidades de cada estudante.