JUNGES, Lisandra et al.. As percepções dos educandos e os desafios no ensino de química. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95273>. Acesso em: 23/12/2024 01:44
O ensino de química apresenta conceitos abstratos tornando o aprendizado relativamente complexo para os educandos. A metodologia de ensino impacta diretamente no processo educativo. Assim, esta pesquisa teve o objetivo analisar a abordagem no processo de aprendizado dos alunos, diagnosticando os desafios no processo de ensino e aprendizagem e as possíveis contribuições de projetos e feiras científicas no contexto educacional dos alunos na disciplina de química. Trata-se de uma pesquisa de método misto, caracterizando-se como estudo de caso. Os participantes foram 14 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual em São Sebastião do Caí/RS. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado no Google formulários e analisado a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que os estudantes possuem adversidades para realizar as atividades de química, causados pela falta de compreensão do conteúdo, ambiente inapropriado para estudar e a falta de acesso aos smartphones. No entanto, em algumas perspectivas, a participação em projetos e feiras científicas tem contribuído para o avanço do aprendizado e possibilitando experiências e oportunidades novas. Ressalta-se que os dados apresentados nesse estudo embasam pesquisas posteriores e contribuem para a melhoria da práxis pedagógica.