A formação de professores requer uma contribuição conjunta, dimensionando as disciplinas específicas alinhadas com as vastas vivências e experiências no âmbito acadêmico, combinado a aportes dos diversos componentes formativos para melhor desempenho de sua vida profissional (GATTI, 1992). Nesse sentido, vale repensar as possibilidades no que tange uma formação diversificada, crítica e autônoma nos cursos de formação de professores além de oferecer subsídios para atuação, sobretudo, na educação inclusiva bem como nas demais áreas, aliado à necessidade de potencialização da qualidade da formação do licenciando. Com esse intuito o grupo de estudos e pesquisa “Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade” (IDEA) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG Barbacena) atrelados ao projeto de extensão “Inclusão em Foco” organizou a I e II Semana “Inclusão em Foco” que promoveu a divulgação das atividades de extensão desenvolvidas na UEMG Barbacena e proporcionou a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Foram apresentados no evento, desde resultados de projetos e programas, trabalhos oriundos de cursos e disciplinas a publicações diversas. Com a participação intensa dos discentes e docentes a I e II Semana “Inclusão Em Foco” foi realizada com sucesso, possibilitando dentre as atividades supracitadas a execução de oficinas, ministradas por docentes e discentes da UEMG, tendo como base a diversificação de conhecimentos atendendo as diretrizes de extensão: Indissociabilidade entre ensino; Pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto e transformação; Impacto na formação do discente e Interação dialógica com a sociedade.