A inclusão educacional e social, como um todo, é um objetivo que está se alcançando todos os dias, graças às lutas e desafios constantes vividos diariamente pelas pessoas com deficiência. É comum o discurso que apregoa a inclusão de oportunidades no que se refere à educação, contudo, muitos sujeitos veem uma realidade diferente. Nos propomos a escrever este artigo com objetivo de fazer um levantamento de dados sobre o ingresso de alunos surdos, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi, e, consequentemente, conhecer estratégias de ensino para pessoas surdas que estão dentro do Instituto. Para tanto, foi realizado um questionário via Google Forms e enviado no e-mail dos/das professores/as. A pesquisa também se deteve em estudos bibliográficos que foram de fundamental importância para nos aprofundarmos sobre a inclusão da Libras e todo o processo de ensino/aprendizagem. Por fim, com os dados em mãos, foi realizada a tabulação de dados com as respostas obtidas durante o processo, e dialogando com autores/as, em que as estratégias de ensino dos professores são desde o ensino mais visual até mesmo o apoio de tradutores/intérpretes de Libras. Assim, podemos perceber que o processo de inclusão é árduo e exige uma série de fatores, desde profissionais específicos, formações, políticas públicas, garantias de direitos e até mesmo sensibilização por parte do corpo escolar das instituições e sociedade como um todo.